quarta-feira, 30 de Setembro de 2009

II Semana Vegetariana Mundial


Amanhã começa a Semana Vegetariana Mundial. São sete dias dedicados à promoção de um estilo de vida saudável, ético e ecológico. Para mais informações, visitem o site da Semana Vegetariana.
Podem encontrar aqui o resumo das iniciativas previstas para a zona de Lisboa.

segunda-feira, 28 de Setembro de 2009

Açorda de marisco


1 posta de peixe (maruca, pescada,...) cozido
10 camarões cozidos
1/2 kg ameijoas
2 cenouras pequenas
1 cebola
8 dentes de alho (grandes)
4 fatias grandes de pão embebido em leite
1 chávena (café) de coentros picados
1/2 pacote de molho bechamel
2 dl leite
sal
pimenta
1 dl azeite
coentros

Colocar na picadora as cenouras, a cebola, 4 dentes de alho,o pão e os coentros, envolver com os camarões e o peixe e colocar num tabuleiro. Misturar o leite com o molho bechamel, temperar com sal e pimenta e regar o preparado no tabuleiro.

Num tacho, fazer refogado com 1 dl azeite, 4 dentes d alho picados e 2 colheres de sopa de coentros picados, colocar as ameijoas, 1 colher de sal grosso e deixar ferver um pouco, com o tacho tapado, até abrirem. Colocar as ameijoas por cima do preparado do tabuleiro e regar com o molho onde cozinharam. Levar ao forno até ficar douradinho.

sábado, 26 de Setembro de 2009

Carbonara sem natas




12 novelos de tagliatelle por pessoa (3 por pessoa)
3 ovos inteiros
200 g de bacon
4 colheres de chá de queijo parmesão ralado (1 por pessoa)
4 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho, esmagado
Sal q.b.Noz-moscada q.b.
Orégãos em abundância

Preparação:

Leve o tagliatelle ao lume com água abundante, seguindo as instruções do pacote. Corte o bacon em cubos pequenos e leve a alourar numa frigideira com o azeite e o alho. Numa taça bata os ovos com o queijo parmesão, noz-moscada e uma colher de chá de orégãos.

Escorra o tagliatelle, cozido al dente, para uma taça de vidro. Deite os ovos por cima e mexa. O calor da massa vai cozer os ovos e derreter muito levemente o queijo. Deite o bacon com o azeite por cima da massa e remexa. Para finalizar, polvilhe com mais orégãos e perfume com raspas de noz-moscada.

Sirva de imediato.

Fonte: Cozinha com Tomates (receita original)

quarta-feira, 23 de Setembro de 2009

Quadrados de chocolate


250 gr. de Açúcar (usei 200g)
250 gr. de Manteiga
250 gr. de Farinha
250 gr. de Chocolate
4 ovos

Derreta o chocolate com a manteiga. Bata esta mistura com os restantes ingredientes e leve ao forno durante 20 minutos. Corte depois em quadrados e salpique com Moscatel.

Fonte: Fórum Bimby (receita alterada)

domingo, 20 de Setembro de 2009

Lassi de manga



Alternativa 1 (para 3 a 4 copos de Lassi):
1 manga madura, doce e sumarenta (de preferência de avião)
2 iogurtes naturais
Água fresca
Açúcar qb (opcional)
Cardamomo (uma pitada)

Alternativa 2 (para 3 a 4 copos de Lassi):
1 iogurte caseiro de côco
1 iogurte caseiro de canela
1 copo de água fresca (medida do copo de iogurte)
1 manga madura
Com a varinha mágica, triture a manga com os restantes ingredientes. Sirva bem fresco.

quinta-feira, 17 de Setembro de 2009

Creme de cenoura


2 cebolas grandes
1 courgette
4 cenouras
3 batatas
3 dentes de alho
Cebolinho qb
Sal e pimenta
Azeite


Numa panela, coloque as cebolas, as cenouras, as batatas e a courgette. Junte água, azeite, sal e pimenta. Quando estiver tudo bem cozido, passe a sopa pela varinha mágica. Parta o cebolinho em pedaços pequenos e junte à sopa. Sirva com um fio de azeite.

domingo, 13 de Setembro de 2009

Dia Roxo - Tarte gelada de chocolate com uvas

Este é o primeiro Dia da Cor depois das férias!! Nos próximos minutos, os blogues de culinária vão inundar-se de roxo. Aqui está a minha participação na iniciativa Culinária do Arco-Íris, desenvolvida pela Mary.


Para a base:
1/2 pacote de bolacha Maria
1/2 pacote de bolacha Digestiva
2 colheres de sopa de margarina

Para o recheio:
1/2 tablete de chocolate negro
2 colheres de sopa de margarina
2 folhas de gelatina hidratadas
3 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de vinho do Porto
Para a cobertura:
Chantilly (1/2 pacote de natas frescas batidas com 1 colher de chá de açúcar)
Uvas pretas (descaroçadas e partidas ao meio)
Comece por fazer a base, triturando as bolachas com a manteiga. Forre a base de uma tarteira de fundo amovível com esta mistura.
Para fazer o recheio de chocolate, derreta o chocolate com a manteiga e junte a gelatina já hidratada. Separe as gemas das claras e bata-as separadamente (junte o açúcar às gemas antes de as bater). Envolva o chocolate nas gemas batidas, junte o vinho e envolva as claras em castelo nesta mistura castanha. Verta o creme por cima da base e leve ao congelador (pode deixar a sobremesa feita no dia anterior ou mesmo na semana anterior, pois esta parte é congelada).
No dia em que quiser servir a tarte, bata as natas e descaroce as uvas. Retire a tarte do congelador, coloque as natas batidas por cima e decore com as uvas. Sirva imediatamente.

terça-feira, 8 de Setembro de 2009

Empadas alentejanas - Passo a passo





Massa:
1,5kg farinha
4 ovos
200g banha
Água
Caldo do frango
1 colher de chá de sal grosso
Recheio:
1 frango grande (caseiro)
1 chouriço
2 colheres de sopa de banha
Toucinho entremeado
Cebola picada
Salsa
Mangerona
1 cabeça de alho
Água
Sal, cravinho, pimenta em grão
Para a massa misture bem todos os ingredientes e amasse bem. Utilize o programa "amassar" da MFP. Pincele as forminhas com banha e coloque a massa.
Para o recheio faça um estufado com o frango e os temperos. Vá acrescentando água aos poucos. Quando o frango estiver cozido desfie. Corte o chouriço às rodelas e o toucinho às tirinhas.
Coloque o frango desfiado nas formas, junte 1 colher de sopa do caldo do frango, 1 tira de toucinho e 1 tira de chouriço. Tape com mais uma camada de massa e leve ao forno até que fiquem douradas.

domingo, 6 de Setembro de 2009

Artisan Bread




Agora que a minha MFP avariou comecei a ler com mais atenção as receitas do famoso Artisan Bread. A primeira vez que vi o Artisan Bread foi no blogue da Manuela, depois também o Pão, Bolos & Cia e a Colher-de-Pau quiseram experimentar. Rapidamente o Artisan Bread passou a aparecer em muitos outros blogues, como o blogue da Gasparzinha, da Isa, da R. Correia, da Nani...

A técnica do Artisan Bread foi desenvolvida por um médico americano. Podem encontrar mais informações no blog oficial Artisan Bread in Five Minutes a Day mantido pelos autores da receita: Jeff e Zoe. Podem ver o vídeo com todas as explicações aqui

3/4 de cubo de fermento fresco
1/2 colher sopa de sal grosso
360ml de água morna
500g de farinha de trigo T65

Num recipiente de plástico com tampa, colocar o fermento, o sal e a água. Agitar até que tudo fique dissolvido e junte a farinha. Mexa com uma colher de pau até que toda a farinha fique misturada e sem restos nas bordas. Tape o recipiente e deixe levedar à temperatura ambiente por 2 horas.

A massa está pronta a ser usada e pode ser guardada no frigorífico por 15 dias. Quando quiser usar, polvilhe a superfície da massa com farinha, puxe a quantidade que pretende (uma bola equivalente a uma toranja) e corte-a com uma faca de serrilha ou tesoura.

Amasse o mínimo possível, forme uma bola rodando a massa nas mãos e ajeitando as bordas para baixo. Deixe a bola descansar num tabuleiro enfarinhado (eu coloquei num tapete de silicone), de preferência com farinha de milho. Deixar levedar destapado durante 40 minutos, mas não espere que cresça muito, pois isto só acontecerá mesmo no forno. Se deixar levedar demasiado fora do forno o pão ficará espalmado.

Pré-aqueça o forno a 180ºC durante 20 minutos. Polvilhe o pão com farinha e use uma faca de serrilha para fazer uns cortes decorativos. Coloque no forno um recipiente cheio de água quente para dar humidade ao forno e coloque o tabuleiro com o pão. Deixe cozer por 30 minutos, retire e coloque numa grelha para que arrefeça.

Outras receitas com Artisan Bread:


Pumpernickel Bread (Gasparzinha)


Pizza de Artisan Bread (Pão, Bolos & Cia)

Caracóis de canela (Pão, Bolos & Cia)

Pizza com massa de azeite (Pão, Bolos & Cia)

sábado, 5 de Setembro de 2009

Cheesecake de praliné



160g de queijo fresco caseiro
3 colheres de sopa de açúcar amarelo (ou adoçante)
1 pacote de bolacha Maria
2 colheres de sopa de margarina
4 folhas de gelatina
Praliné
25g de água
125g de açúcar amarelo
1 mão cheia de nozes
Comece por fazer a base, picando na picadora as bolachas e a manteiga. Coloque esta mistura no fundo de uma tarteira de fundo amovível.
Faça o recheio, hidratando e derretendo as folhas de gelatina e misturando muito bem o queijo, os iogurtes e o açúcar. Junte tudo às folhas de gelatina já derretidas e mexa bem até que forme uma mistura homogénea (pode ser com uma varinha mágica). Verta esta mistura para cima da base e leve ao frio por 6 horas.
Faça depois o praliné. Numa panela, coloque a água e o açúcar. Misture bem e ligue o lume. Não mexa enquanto ferve e tenha o cuidado de desligar o lume quando o caramelho ficar com uma tonalidade dourada. Está pronto quando retirar uma gota e esta solidificar rapidamente. Coloque o caramelo por cima das nozes e deixe arrefecer. Pode colocar o caramelo num tapete de silicone ou por cima de uma pedra mármore (desde que untada com óleo). Deixe arrefecer muito bem, despegue o praliné e pique-o até que fique com textura de farinha.
Depois de verificar que o recheio está firme, salpique a parte superior do cheesecake com o praliné e desenforme. Sirva imediatamente.

sexta-feira, 4 de Setembro de 2009

Iogurte com leite de côco





1 iogurte natural
1/2 medida de leite em pó (a medida é o copo de iogurte)
1 litro meio-gordo
150 ml de leite de côco
100 gramas de côco ralado
6 colheres de açúcar ou adoçante para culinária

Num jarro coloque o iogurte, o leite de côco, o côco e o açúcar ou adoçante e misture muito bem. Por último adicione o leite à temperatura ambiente, volte a mexer até ficar uma mistura homogénea e distribua pelos frasquinhos. Coloque-os na iogurteira durante 10 horas. Deixe arrefecer, feche os frascos e leve ao frigorífico pelo menos 4 horas antes de servir. Em alternativa, pode fazê-los no forno.

quarta-feira, 2 de Setembro de 2009

Pão tipo sourdough



Fermento
5g fermento de padeiro (fresco)
250g farinha tipo 65
5g sal
175g água
Massa
360g água
10g sal
475g farinha de trigo tipo 65
25g farinha de centeio
300g do fermento preparado

Fermento
Misture todos os ingredientes na MFP e deixe repousar por 6 horas.

Massa
Faça a massa no programa "amassar" na MFP, colocando os ingredientes pela ordem indicada. Deixe fermentar por 1 h30.

Enfarinhe ligeiramente a bancada e despeje a massa fermentada. Forme uma bola novamente, volte à tigela, cubra e deixe descansar por mais 1 hora.
Pela última vez enfarinhe ligeiramente a bancada e despeje a massa. Divida-a em duas partes iguais e dê forma aos pães.

Cubra com outro pano e deixe que descansem por 1 hora ou até que dobrem de tamanho.
Coloque os pães num recipiente que possa ir ao forno, com a fenda para baixo. Faça um ou mais cortes na superfície dos pães. Abra o forno, coloque lá dentro um recipiente com água e coloque os pães. Feche e asse por 25-30 minutos, ou até que estejam grandes, dourados e que emitam um som oco ao bater-lhes na base com os nós dos dedos. Remova do forno e deixe que arrefeçam em cima de uma grade.
Fonte: La Cucinetta (receita alterada)
Nota: Fiz apenas metade da receita, deu para 1 pão grande.