domingo, 27 de março de 2011

Empadas da minha avó

Esta receita é inspirada nas típicas empadas alentejanas. Decidi publicar novamente esta receita para participar no desafio lançado pelo blogue Cinco Quartos de Laranja e a Rádio Televisão Portuguesa. Na passada semana foi feito o lançamento do livro de receitas Conta-me como foi - As receitas da família Lopes e termina hoje o prazo para a participação no seguinte desafio:

O desafio intitula-se Conte-me a sua Receita e tem como tema as receitas dos anos 60 e 70. Pretende-se apenas receitas:
i.alusivas ao tema (anos 60 e 70);
ii.com fotografia;
iii.que nos conte uma história. A história serve para contextualizar a receita, quem a costumava fazer (ex.: avó, tia, mãe, etc.) e onde ou quando era normalmente comida (ex.: festa de anos, Natal, do dia a dia, etc.).

Esta é uma receita que ainda hoje é feita pela minha avó, era servida em aniversários, no Natal ou outras festas. Outras vezes era também feita em grandes quantidades e depois as empadas eram congeladas cruas. No dia a dia as empadas eram colocadas, ainda congeladas, no forno. A carne utilizada podia ser galinha, perú ou coelho. É uma receita feita a olho, por isso não tenho as medidas exactas.



Massa:


1,5kg farinha
4 ovos
200g banha
Água
Caldo de estufar o frango
1 colher de chá de sal grosso

Recheio: 1 frango grande (caseiro)
Caldo de estufar o frango
1 chouriço
2 colheres de sopa de banha
Toucinho entremeado
Cebola picada
Salsa
Mangerona
1 cabeça de alho
Água
Sal, cravinho, pimenta em grão

Para a massa misture bem todos os ingredientes e amasse bem. Utilize o programa "amassar" da MFP. Pincele as forminhas com banha e coloque a massa.

Para o recheio faça um estufado com o frango e os temperos. Vá acrescentando água aos poucos, para que o caldo mantenha um aspecto bem apurado. Quando o frango estiver cozido desfie. Corte o chouriço às rodelas e o toucinho às tirinhas. Coloque o frango desfiado nas formas, junte 1 colher de sopa do caldo do frango em cada empada, 1 tira de toucinho e 1 tira de chouriço. Tape com mais uma camada de massa, junte bem as duas partes de massa da empada e leve ao forno até que as empadas fiquem douradas (30 minutos a 180º).

18 comentários:

Barida disse...

Adoro empadinhas e estas tuas ficaram uma maravilha :) quase que lhes imagino o sabor! beijinhos :)

são33 disse...

UMA BELA PARTICIPAÇÃO, FICARAM LINDAS.
BOM DOMINGO
BJS

Èlia disse...

Estão lindas!!! O meu filho adora!!
Bjs

Sandra disse...

Belas empadas! Sabem muito bem em todas as ocasiões! ;O)
Beijinho

Moira disse...

Eu adoro essas empadas!

moranguita disse...

que empadas tao bonitas!! bela participaçao
beijinhos

♥♥ belinhagulosa ♥♥ disse...

Que belas empadas da tua avó amiga,adorei,bjokinhass

Laranjinha disse...

Olá,
as empadas ficaram lindas! As receitas de família são muito especiais.

Muito obrigada pela tua participação.
Um beijinho.

Lilly disse...

Adorei estas empadinhas :) uma receitinha deliciosa.
Beijinhos

Sandra Batista disse...

Ficaram deliciosas e perfeitas! Adoro empadas, é dos meus salgadinhos preferidos...Beijinho e boa semana!

Mycook Portugal disse...

Gostaríamos de a convidar a participar no passatempo: "Mycook - passatempo o seu segredo de Primavera", no facebook. Participe e se ganhar a sua receita constará no nosso próximo livro de receitas.

Obrigada,


Mycook Premium
O meu segredo
[Consulte as regras em: https://www.facebook.com/notes/mycook/passatempo-mycook-o-seu-segredo-de-primavera-regras/200789619940206]

Rachel disse...

Adoro empadas, uma maravilha de receita.

Bjs

turbolenta disse...

Adoro empadas mas foi coisa que nunca fiz. Tinha a ideia que eram mais difíceis e exigiam um grande trabalho.
Bem...mas é mais fácil ler que fazer!
As da foto ficaram super apresentáveis.

Filipa disse...

Acreditas que nunca fiz empadas? Adoro, simplesmente não lhes consigo resisitir...mas nunca e atrevi! Gostei muito da tua receita...achoq ue é desta! Um beijinho :)

Sra Mercury disse...

ola querida!
è a primeira vesz que comento no seu blog, mas de longa data te acompnaho. Me diga como faz para dobrar sua empadinha que ficou tao linda?!?!?!??!


beijo

Patanisca disse...

Sra Mercury, tem que apertar bem com os 2 dedos (polegar e indicador) os 2 lados da empada (base e tampa). Se fizer este movimento sucessivamente a tampa fica com este formato.

CuteSmile disse...

Bom dia.

Eu nunca fiz empadas, mas gosto muito quando as compro. Estou tentada a fazer a sua receita, que realmente parecem bonitas! No entanto, pensei em substituir a banha de porco por manteiga, talvez so a 50%, pois parece-me que a manteiga e um pouco mais saudavel. Ja tentou com manteiga? Qual e o resultado? Eu lembro-me de outrora ler um comentario que salgados com a banha ficam mais estaladicos, mas a manteiga pode dar um sabor melhor. Dado que sou pouco experiente em cozinha, peco opiniao as mais entendidas. Muito obrigada, Paula.

Patanisca disse...

Olá Paula, a receita é muito antiga e realmente leva banha e não manteiga. O sabor da banha não se nota, mas pode sempre experimentar com manteiga.