domingo, 1 de junho de 2008

Iogurte caseiro natural açucarado


Receita 1
1 litro de leite de pacote (meio gordo)
1 iogurte natural
1 medida (copo de iogurte) de leite em pó
1 colher de sopa de açúcar amarelo

Comece por esterilizar os potes (30 segundos no microondas).
Misture bem todos os ingredientes e coloque os iogurtes nos recipientes de vidro. Aqueça o forno até aos 65º e desligue-o. Duas horas depois volte a ligar o forno até que este atinja os 50º e desligue novamente. Volte a repetir esta operação se os iogurtes continuarem muito líquidos. Deixe os iogurtes dentro do forno por 7 a 8 horas. Depois, retire os iogurtes do forno, coloque as tampas e leve ao frigorífico.
Receita 2
1 litro de leite de pacote
1 iogurte natural
1/2 medida (copo de iogurte) de leite em pó
1 colher de sopa de açúcar amarelo
Comece por aquecer o leite (sem deixar ferver). Espere até que fique morno e misture bem o leite com o iogurte, o açúcar e o leite em pó. Coloque a mistura em copos de vidro e deixe no forno aquecido a 45º durante 5 a 6h. Retire e leve ao frigorífico.

15 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Isto hoje foi dia de iogurtes na web hehe. Estão com um aspecto delicioso

Cristina disse...

Parabéns, estes iogurtes têm um aspecto absolutamente fantástico!!! Pelo que percebo, não precisa de uma máquina de iogurtes, basta fazê-los no forno?

Que bonitos!!!

AndreaDomingas disse...

Adoro receitinha básica e a sua sugestão do doce de bananas deve ficar delicioso! Já anotei e vou me aventurar qualquer dia desses!
Bjs

Paula Garcia disse...

Ola, obrigada pelo site :)
poderia me tirar uma duvida? ao inves do acucar amarelo ( desculpe mas nao faco ideia do que eh ), posso usar frutose?
o leite pode ser desnatado?
eu mantenho o forno ligado em 45 graus durante esse periodo de seis horas?
obrigada pela ajuda

Anónimo disse...

Olá. Em vez de açúcar amarelo podes usar açúcar normal. A frutose ou adoçantes não resultam tão bem porque não ajudam as bactérias do iogurte a reproduzirem-se. O leite desnatado pode ser utilizado, mas acho que os iogurtes não ficam tão cremosos.
Podes manter o forno ligado 6h a 45graus ou, em alternativa, podes subir aos 60 graus e desligar. Esperar 3h e subir novamente aos 60graus e desligar. Assim ligas o forno apenas 2 vezes para manter a temperatura e deixas desligado o resto do tempo.

Anónimo disse...

Oi boa noite,
Adorei as receitas vou esperimentar pra ver no que dá, mas tenho uma duvida...
o leite em pó, pode ser o dos bébés?!
Parabens pelo Blog.
Bjokas
Nikas

POSER_U_KNOW disse...

depois de ter utilizado com sucesso esta receita numa iogurteira antiga, decidi progredir na linha de fábrica e para além desta ter uma de 1 litro. No entanto tenho uma dúvida. nas instruções diz que deve ficar entre 7 a 10 horas. eu deixei 10 horas, mas ficou liquido na mesma... Alguma ideia do que possa ter corrido mal??

Patanisca disse...

As razões podem ser várias. A iogurteira pode não estar a atingir a temperatura correcta, o leite podia não estar bem morno, a temperatura exterior podia estar muito baixa, os copos podiam não estar bem esterilizados ou a quantidade de leite em pó não era suficiente.

Babel Hajjar disse...

Vou deixar uma receita mais simples para se fazer o iogurte, que funciona muito bem com o leite desnatado de caixinha:

- 2 litros de leite desnatado
- 1 copo de iogurte 200 ml
- 1 vasilha de sorvete ou
qualquer recipiente com tampa
que caiba 2,2 litros de líquido.

> Ferva um dos litros de leite;
> esquente por 10 seg o iogurte, sem tampa
> despeje na vasilha o litro frio e o quente, esperando por 5 ou 10 minutos (minha vó usa o dedo mindinho devidamente lavado - tem que aguentar contar até 10, se aguentar até 8 tá quente, se aguentar até 12 esfriou demais)
> dai, comece a misturar o iogurte com o leite, mexendo devagar e misturando uma colher de leite no iogurte, depois despejando mais um pouco...
> tampe a vasiha, enrole bem com uma toalha e deixe descansar por 4 ou 5 horas em um armário, forno ou micro-ondas - abra para ver se endureceu, senão deixe mais um pouco, pode variar conforme o clima, se estiver muito frio demora mais. Essa receita é usada nos países árabes, que comem muito iogurte e derivados. A consistência é ótima, e o sabor também, principalmente com leite desnatado. Você pode ainda guardar um pouco de iogurte para "semente" do próximo!

Abraços!

Patanisca disse...

Obrigada pela dica Babel :)

Luisa Alexandra disse...

Venho investigar a tua experiência com os iogurtes!
Obrigado pela ajuda, assim que fizer algum caseiro conto-te como ficou.

Um beijo.

Adriano disse...

Boa tarde!
Não se pode fazer este iogurte só com a iogurteira? Se sim, qual é a receita?
Obrigado pelo teu belo blog.
Adriano.

Patanisca disse...

Olá Adriano. Claro, esta receita pode fazer-se na iogurteira. Em ves de colocar os iogurtes no forno aquecido, coloque-os na iogurteira e retire-os 8h depois.

Isabel disse...

Olá. Sou nova por aqui, mas estou a adorar. Relativamnete aos iogurtes, outra forma de os fazer é numa "iogurteira caseira", ou seja, forra-se uma caixa de cartão ( a minha é das resmas de papel) com papel de alumínio (por dentro, por fora e também a tampa) e na tampa coloca-se uma lâmpada de 25 W. Depois é só fazer os iogurtes da forma habitual e ligar a iogurteita durante 12-15 horas.

Mistura de sabores e saberes disse...

isarosa31 disse...

Olá. Sou nova por aqui, mas estou a adorar. Relativamnete aos iogurtes, outra forma de os fazer é numa "iogurteira caseira", ou seja, forra-se uma caixa de cartão ( a minha é das resmas de papel) com papel de alumínio (por dentro, por fora e também a tampa) e na tampa coloca-se uma lâmpada de 25 W. Depois é só fazer os iogurtes da forma habitual e ligar a iogurteita durante 12-15 horas.
16 de Abril de 2010 07:28


Quanto ao seu comentário fiquei com dúvidas...a lâmpada é colocada de forma a ficar ligada do lado de dentro ou fora da caixa?
recebi uma dessas velhas iogurteiras eléctricas de uma tia, fiquei furiosa, pois depois de ter feito iogurtes deliciosos por algumas vezes descobri que o meu filho tinha achado a maior piada em brincar com os potinhos no jardim...e mais ainda quando ao recolher os ditos vi que faltavam alguns.depois de inquirir os homens da casa..o meu marido falou que deitou alguns dos potes fora por achar que eram só uns recipientes vazios sem importância. fiquei danada, pois não consigo encontrar recipientes iguais que encaixem com outros quer em tamanho ou medida assim a minha preciosa máquina com mais de 30 anos mas que funcionva direitinho deixou de ter qualquer utilidade e tudo graças a um brincalhão(o meu filho)e ao meu marido que acha que qualquer recipiente vazio é mais um traste a deitar fora . enfim...homens. quero experimentar fazer a minha própria iogurteira . Achei muito interessante a ideia.
Obrigada

Rosa Pires