quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Caldo de carne caseiro



300 g carne sem nervos, cortada em pedaços
300 g legumes variados (aipo, cenouras, cebolas, alho, tomate), cortados em pedaços
4 raminhos ervas variadas, frescas (salva, alecrim), só as folhas
300g sal marinho grosso
30g vinho tinto
1 folha de louro
1 cravinho

Tradicional

Coloque todos os ingredientes na panela de pressão durante 40 minutos. Deixe arrefecer, pique tudo num robot de cozinha e guarde no congelador em cuvetes.

Bimby

Coloque os pedaços de carne no copo e pique 10 seg/vel 7. Retire para uma taça e reserve. Introduza todos os legumes e ervas no copo e pique 10 seg/vel 5. Adicione o sal, a carne reservada, o vinho, a folha de louro e o cravinho e programe 30 min/Varoma/vel 2, colocando sobre a tampa o cesto em vez do copo medida.
Retire o cesto, coloque o copo medida e misture 1 min/vel 10. Deixe arrefecer e guarde no congelador em cuvetes.

Fonte: Livro Base Bimby

4 comentários:

Ana J. disse...

Nunca me teria lembrado de tal receita.. obrigada pela sugestão. São de certeza muito mais saudáveis que aqueles que compramos nos hipermercados.

Bjs

Ana

Anónimo disse...

são mesmo 300 g de sal

Patanisca disse...

Sim, são mesmo 300g de sal. Quando utilizamos estes caldos concentrados estamos a utilizá-los como se tratasse de sal. Por esta razão, as quantidades utilizadas em cada receita têm que ser mínimas.

Patricia disse...

Eu costumo fazer o de legumes, mas o meu não congela! Não percebo pq.. Mas como tem muito sal, aguenta muito bem no frigorífico! Cá em casa somos dois, e nunca se estragou caldinho nenhum.. Vou usando às colheres de chá!