terça-feira, 8 de março de 2011

Taças de chocolate e frutos vermelhos

No início desta semana recebi mais uma encomenda das Fábricas Lusitana: um delicioso preparado para bolo de chocolate e um livrinho de receitas. Obrigada Lusitana!!

Fiz o bolo de chocolate, tal como era explicado na embalagem, e depois misturei outros ingredientes que combinaram muito bem com o sabor intenso de chocolate do bolo.







1 embalagem de preparado para bolo de chocolate Branca de Neve
4 ovos
125g de margarina
6 colheres de sopa de leite
2 pacotes de natas frescas
2 folhas de gelatina neutra
150g de framboesas congeladas
50g de açúcar amarelo
1 lata de leite condensado
4 quadradinhos de chocolate
1 colher de chá de manteiga
Mirtilos para enfeitar
Vinho do Porto
Spray para untar a forma Espiga
Farinha para polvilhar a forma

Tradicional

Bolo: faça conforme é explicado na embalagem. Desenforme, corte em cubos, salpique com o vinho e reserve.

Chantilly: bata as natas (bem frescas) até que ganhem consistência. Utilize a maior parte para fazer o creme de framboesa, mas reserve algumas colheradas para decorar no final.

Molho de chocolate: coloque numa panela o leite condensado, os quadradinhos de chocolate e a manteiga. Vá mexendo sempre para que não forme grumos. Quando começar a engrossar apague o lume e reserve.

Compota de framboesa: ferva a framboesa com o açúcar durante 20 minutos. Passe por uma peneira e deixe arrefecer. Divida em 2 partes: 1/4 será para o topping de framboesa e 3/4 serão utilizados no creme de framboesa.

Creme de framboesa: hidrate as folhas de gelatina e derreta-as com alguns pingos de água no microondas. Junte a gelatina já dissolvida aos 3/4 de compota (com o cuidado de passar tudo novamente pela peneira) e envolva no chantilly.

Bimby

Bolo: misture todos os ingredientes 5 min/Vel5. Desenforme, corte em cubos, salpique com o vinho e reserve.

Chantilly: bata as natas (bem frescas) com a borboleta até que ganhem consistência: 2 min/Vel3 e 1/2. Utilize a maior parte para fazer o creme de framboesa, mas reserve algumas colheradas para decorar no final.

Molho de chocolate: coloque no copo o leite condensado, os quadradinhos de chocolate e a manteiga durante 15 min/Vel5/100º.

Compota de framboesa: ferva a framboesa com o açúcar 100º/Vel1/20 min. Passe por uma peneira e deixe arrefecer. Divida em 2 partes: 1/4 será para o topping de framboesa e 3/4 serão utilizados no creme de framboesa.

Creme de framboesa: hidrate as folhas de gelatina e derreta-as com alguns pingos de água no microondas. Junte a gelatina já dissolvida aos 3/4 de compota (com o cuidado de passar tudo novamente pela peneira) e envolva no chantilly.

Montagem das taças

Coloque os ingredientes em camadas: molho de chocolate, bolo, creme de framboesa, bolo, molho de chocolate, chantilly, topping de framboesa e mirtilo. Leve ao frigorífico durante 2 horas.

11 comentários:

Picarota disse...

Parece óptimo! Nunca experimentei esse preparado para bolos.. Que tal fica? Normalmente desconfio, porque têm sempre um sabor muito artificial..

Receitas para a Felicidade disse...

Que riqueza de tacinhas, parecem bem deliciosas e achei uma boa maneira de utilizares esse preparado para bolo de chocolate, parabéns e obrigado por partilhares.

Beijinhos!!

moranguita disse...

que bonita sobremesa. a combinaçao das framboesas com o chocolate e demais
beijinhos

Ana Rita Marreiros disse...

Que taças tão gulosas....Ficaram lindas!

Bjoka
Rita

Patanisca disse...

Picarota, o bolo fica muito bom. É uma óptima solução quando queremos utilizar o bolo de chocolate de forma mais elaborada e, assim, fica tudo mais fácil e rápido.

Formiguinha disse...

Que belo e delicioso uso deste à oferta, parabéns!

Só de ver já faz crescer água na boca...

Beijinhos da Formiguinha

Sandra disse...

Divinal :D

Marisa Duarte disse...

Super guloso esse aspecto tentador hummm tambem quero uma tacinha. Ainda há??? heheeheh bjs

PrincesSu disse...

Que rica ideia!!!
Ficaram divinais...

Bjinhos
Su
http://omundodaprincessu.blogspot.com/

Picarota disse...

Obrigada pela resposta Patanisca! Já agora, atribui-te um selinho, vê no meu blog :)

MissB disse...

Que sobremesa maravilhosa! :)
Já estou a salivar, tenho um aspecto excelente!
Obrigada pela receita!

Beijinho