terça-feira, 8 de março de 2011

Taças de chocolate e frutos vermelhos

No início desta semana recebi mais uma encomenda das Fábricas Lusitana: um delicioso preparado para bolo de chocolate e um livrinho de receitas. Obrigada Lusitana!!

Fiz o bolo de chocolate, tal como era explicado na embalagem, e depois misturei outros ingredientes que combinaram muito bem com o sabor intenso de chocolate do bolo.







1 embalagem de preparado para bolo de chocolate Branca de Neve
4 ovos
125g de margarina
6 colheres de sopa de leite
2 pacotes de natas frescas
2 folhas de gelatina neutra
150g de framboesas congeladas
50g de açúcar amarelo
1 lata de leite condensado
4 quadradinhos de chocolate
1 colher de chá de manteiga
Mirtilos para enfeitar
Vinho do Porto
Spray para untar a forma Espiga
Farinha para polvilhar a forma

Tradicional

Bolo: faça conforme é explicado na embalagem. Desenforme, corte em cubos, salpique com o vinho e reserve.

Chantilly: bata as natas (bem frescas) até que ganhem consistência. Utilize a maior parte para fazer o creme de framboesa, mas reserve algumas colheradas para decorar no final.

Molho de chocolate: coloque numa panela o leite condensado, os quadradinhos de chocolate e a manteiga. Vá mexendo sempre para que não forme grumos. Quando começar a engrossar apague o lume e reserve.

Compota de framboesa: ferva a framboesa com o açúcar durante 20 minutos. Passe por uma peneira e deixe arrefecer. Divida em 2 partes: 1/4 será para o topping de framboesa e 3/4 serão utilizados no creme de framboesa.

Creme de framboesa: hidrate as folhas de gelatina e derreta-as com alguns pingos de água no microondas. Junte a gelatina já dissolvida aos 3/4 de compota (com o cuidado de passar tudo novamente pela peneira) e envolva no chantilly.

Bimby

Bolo: misture todos os ingredientes 5 min/Vel5. Desenforme, corte em cubos, salpique com o vinho e reserve.

Chantilly: bata as natas (bem frescas) com a borboleta até que ganhem consistência: 2 min/Vel3 e 1/2. Utilize a maior parte para fazer o creme de framboesa, mas reserve algumas colheradas para decorar no final.

Molho de chocolate: coloque no copo o leite condensado, os quadradinhos de chocolate e a manteiga durante 15 min/Vel5/100º.

Compota de framboesa: ferva a framboesa com o açúcar 100º/Vel1/20 min. Passe por uma peneira e deixe arrefecer. Divida em 2 partes: 1/4 será para o topping de framboesa e 3/4 serão utilizados no creme de framboesa.

Creme de framboesa: hidrate as folhas de gelatina e derreta-as com alguns pingos de água no microondas. Junte a gelatina já dissolvida aos 3/4 de compota (com o cuidado de passar tudo novamente pela peneira) e envolva no chantilly.

Montagem das taças

Coloque os ingredientes em camadas: molho de chocolate, bolo, creme de framboesa, bolo, molho de chocolate, chantilly, topping de framboesa e mirtilo. Leve ao frigorífico durante 2 horas.

11 comentários:

Picarota disse...

Parece óptimo! Nunca experimentei esse preparado para bolos.. Que tal fica? Normalmente desconfio, porque têm sempre um sabor muito artificial..

paula MARIANA disse...

Que riqueza de tacinhas, parecem bem deliciosas e achei uma boa maneira de utilizares esse preparado para bolo de chocolate, parabéns e obrigado por partilhares.

Beijinhos!!

moranguita disse...

que bonita sobremesa. a combinaçao das framboesas com o chocolate e demais
beijinhos

Ana Rita disse...

Que taças tão gulosas....Ficaram lindas!

Bjoka
Rita

Patanisca disse...

Picarota, o bolo fica muito bom. É uma óptima solução quando queremos utilizar o bolo de chocolate de forma mais elaborada e, assim, fica tudo mais fácil e rápido.

Formiguinha disse...

Que belo e delicioso uso deste à oferta, parabéns!

Só de ver já faz crescer água na boca...

Beijinhos da Formiguinha

Xandara disse...

Divinal :D

Isa Duarte disse...

Super guloso esse aspecto tentador hummm tambem quero uma tacinha. Ainda há??? heheeheh bjs

PrincesSu disse...

Que rica ideia!!!
Ficaram divinais...

Bjinhos
Su
http://omundodaprincessu.blogspot.com/

Picarota disse...

Obrigada pela resposta Patanisca! Já agora, atribui-te um selinho, vê no meu blog :)

MissB disse...

Que sobremesa maravilhosa! :)
Já estou a salivar, tenho um aspecto excelente!
Obrigada pela receita!

Beijinho