segunda-feira, 14 de março de 2011

Pão com fiambre, queijo e azeitonas



320ml de leite com um ovo dentro da medida
20g de fermento padeiro fresco
1 colher (sopa) de açúcar
30g (2 colheres de sopa) de óleo alimentar Espiga ou manteiga derretida
620g de farinha de trigo T65
2-4 colheres (sopa) de leite em pó
10g de sal
300g de fiambre fatiado
200g de queijo fatiado
Passas de uva (sultanas) q.b.
Azeitonas recheadas com pimentos qb

Óleo em spray para untar Espiga (se utilizar forma)

Tradicional (MFP)

Amorne o leite e coloque na forma da MFP. Junte o fermento e agite a forma para desfazer o fermento. Junte o açúcar, o óleo, a farinha, o leite em pó e o sal. Ligue a máquina do ciclo de "pão branco".

Quando faltar 1h15 para terminar o programa retire a massa para a pedra enfarinhada. Divida a massa em 3 bolas. Estique em rectângulo cada uma delas em separado, com o rolo da massa, tendo o cuidado de enfarinhar bem. Cubra com as passas de uva, o queijo, as azeitonas e as fatias de fiambre, algumas sobrepostas. Enrole a massa. Faça o mesmo à restante massa.

Corte cada rolo em porções de 7-8cm de comprimento e coloque-os na forma. tenha o cuidado de não deixar o fiambre em contacto com a forma para não queimar. Se sobrarem alguns, apertam-se os anteriores até caberem todos na mesma camada.

Desenforme e deixe arrefecer numa grelha antes de fatiar.

Se não tiver MFP pode utilizar o forno convencional, colocando a massa assim cortada num tabuleiro, ou forma de pão ou de bolo inglês.

Bimby

Amorne o leite 1 min/37º/Vel1 e junte o fermento. Junte o açúcar, o óleo, a farinha, o leite em pó e o sal. Amasse Vel. espiga durante 2 min. Deixe levedar até que duplique de volume.

Retire a massa do copo e divida-a em em 3 bolas. Estique em rectângulo cada uma delas em separado, com o rolo da massa, tendo o cuidado de enfarinhar bem. Cubra com as passas de uva, o queijo, as azeitonas e as fatias de fiambre, algumas sobrepostas. Enrole a massa. Faça o mesmo à restante massa.

Corte cada rolo em porções de 7-8cm de comprimento e coloque-os numa forma para pão bem untada (usei óleo em spray Espiga) e enfarinhada. Tenha o cuidado de não deixar o fiambre em contacto com a forma para não queimar. Se sobrarem alguns, apertam-se os anteriores até caberem todos na mesma camada. Deixe levedar mais um pouco e leve ao forno aquecido durante 30 a 40 minutos.

Desenforme e deixe arrefecer numa grelha antes de fatiar.


Fonte: Pão, Bolos & Cia (Pão de fiambre e passas) receita alterada

11 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Que belo pão!!!
Uma receita muito apetitosa!

bjoka
Rita

Su m disse...

Este pãosinho está com um aspecto delicioso.
Mas não sei se percebi exactamente a parte de montar os rolinhos na forma. Pelo que percebi colocam-se na vertical, uns ao lado dos outros, é isso?

Ana Rita disse...

Que delicia.

Bjs**

São Ribeiro disse...

ESSE PÃO FICOU MAIS QUE PERFEITO, AGRADOU-ME E MUITO.
BJS

moranguita disse...

um pao que deve ficar bem num lanhe ajantarado.
gostei da ideia.
beijinhos

Sónia Meirinho disse...

adorei os ingredientes que leva, já fiz algo do género e fica mesmo bom!!! Maravilha!! Bjos

Raquel Alabaça disse...

Ficou mesmo apetecível.

Bjs

Luisa Alexandra disse...

O teu pão ficou bem apetitoso!

Patanisca disse...

Su, para ser mais simples faça assim: abra a massa em rectângulo e espalhe por cima todos os ingredientes do recheio. Enrole a massa como se fosse uma torta e corte às fatias. Pegue nas fatias e coloque-as amontoadas na cuba da MFP (pode retirar as pás, pois já não vai ser necessário). Entretanto a máquina dá início à cozedura do pão e, no final do programa, desenforme.

a disse...

Ficou fabuloso este pãozinho! Beijinhos

bio_geo_esds@ disse...

Bem bonito e com azeitonas deve ter ficado especial ;)
Óptimo para piqueniques ou para a praia.