quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Manteiga de amendoim caseira

Esta é a receita que tenho no meu livro "234 receitas para wok". Muito versátil e saborosa, vale mesmo a pena confecioná-la em casa. A utilização do wok é fundamental para torrar os amendoins antes de os reduzir a puré. Este processo ajuda na libertação de óleos, responsáveis pela formação da "manteiga".
 
Muito diferente da manteiga tradicional, a manteiga de amendoim é um ingrediente delicioso (e saudável!) em pratos doces e também salgados. Experimentem umas tostas de banana com manteiga de amendoim ou um frango estaladiço com molho de manteiga de amendoim, ou um tagliatelli com legumes verdes e molho de manteiga de amendoim ;)
 


2 chávenas de amendoins
2 colheres de sopa de óleo de amendoim
½ colher de chá de sal

½ colher de chá de açúcar ou mel

Wok e Bimby
 
Torre os amendoins no wok sem adicionar gordura. Quando estiverem dourados, retire e reserve. Coloque os amendoins juntamente com os restantes ingredientes numa picadora e reduza tudo a puré. Se quiser utilizar a bimby, triture em velocidade progressiva 5-7-9 até que o som comece a mudar. Baixe os resíduos das paredes do copo e repita o processo até obter um puré.

Nota 1: o primeiro passo (torrar ligeiramente no wok) é essencial, pois é o aquecimento do amendoim que permite facilitar a libertação de óleo.
Nota2: pode utilizar amendoins já torrados, mas tenha o cuidado de escolher aqueles que não têm sal, piripiri ou açúcar.

5 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

É tão bom,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario

O cantinho dos Gulosos disse...

adoro manteiga de amendoim, assim caseira melhor ainda


O Cantinho dos Gulosos

cozinha100segredos disse...

A manteiga de amendoim de compra não é barata por isso fazer em casa fica bastante em conta! Beijinhos

Susana Machado disse...

nunca fiz... tenho de testar!

Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Liliana Barroqueiro disse...

adoro manteiga de amendoim mas caseira nunca fiz parece deliciosa!! bjs