domingo, 12 de abril de 2015

Limiano ralado para momentos derretidos: piza de atum com ananás

 
Bel Portugal desafiou-me mais uma vez a participar num dos seus desafios: passatempo "Limiano Ralado para Momentos Derretidos". Além de ser muito saboroso, este queijo derrete muito bem e por isso é ideal para pizas. Fazer uma piza de raiz, desde a massa até ao molho, passando pelo recheio, é sempre um momento divertido em família. Aqui fica o registo desse momento e a receita que preparei para este desafio.
 


Massa para 3 pizzas médias (massa alta)

1 chávena de água
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite
2 alhos picados
1 colher (sopa) de açúcar
3 chávenas de farinha de trigo tipo 65
2 colheres (chá) de queijo Limiano ralado para momentos derretidos
1/4 de embalagem de 25g de fermento de padeiro
Recheio

1 chávena de molho de tomate
2 latas de atum
8 rodelas de ananás em lata
4 embalagens de  Limiano ralado para momentos derretidos

Máquina do Pão

Coloque todos os ingredientes pela seguinte ordem: água morna, sal, azeite, açúcar, alho, queijo, temperos, farinha e fermento. Ligue no ciclo "massa" (dough). Quando o ciclo terminar, espere 20 minutos e retire a massa.

Bimby

No copo, coloque o leite, o azeite e o sal e programe 1 min temp 37 na vel 2. Quando o tempo terminar adicione a farinha e o fermento. Misture durante 15 segundos vel 5 e programe 2 min na vel Espiga. Reserve a massa num lugar com uma temperatura constante durante pelo menos 45 min. para que dobre de volume.

Abra 1 rodela ou um retângulo grande de pizza (dá para 3 pessoas), para fazer uma pizza de massa alta e fofa. Pode proteger o tabuleiro com papel vegetal e salpicar o papel com azeite. Salpique a massa com farinha para que esta não se cole aos dedos. Faça furos na massa com um garfo e deixe descansar no forno desligado por mais 20 minutos.

Leve a massa de 5 a 10 minutos ao forno, até dourar levemente.

Retire do forno, coloque uma quantidade generosa de um molho de tomate bem condimentado e adicione o recheio. Leve novamente ao forno por mais 8 minutos aproximadamente ou até o queijo derreter.

1 comentário:

Mary - Strawberrycandy disse...

Que pizza deliciosa :)
Beijinhos,
Espero por ti em:
www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
www.facebook.com/omeurefugioculinario