segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Pudins de azeite e tangerina com Carte d'Or de caramelo salgado

A Carte d´Or lançou recentemente uma gama de gelados artesanais que são uma delícia. Respondi ao desafio para criar uma receita com estes gelados e optei por fazer mini pudins de ovos (com as forminhas oferecidas pela Carte d' Or), com um toque de azeite e aroma cítrico. Ficam deliciosos com o gelado de caramelo salgado.
 

Para 10 pudins

200g açúcar
Raspa de 1 tangerina
6 ovos
½ dl de mel
¼ dl de azeite
1 colher de chá de canela
4 bolachas maria desfeitas
1 pitada de sal


Molho
200g de sumo de tangerina
50g de açúcar amarelo

 
Tradicional
Misture bem todos os ingredientes e coloque em forminhas de silicone. Leve ao forno em banho maria a 180º durante cerca de 1h. Utilize um palito e certifique-se que o creme está cozido. Deixe arrefecer e desenforme com cuidado.
Para fazer o molho, deixe ferver o sumo com o açúcar em lume brando enquanto os pudins estão no forno.
 
Bimby
Pulverize o açúcar com a casca da tangerina 5seg/vel7-10. Adicione os restantes ingredientes 20 seg/vel5 e coloque em forminhas de silicone. Coloque na varoma e programe 50min/Varoma/vel4. Os ingredientes do molho devem estar no copo enquanto a varoma está a cozer os pudins. A meio da cozedura, adicione mais 200g de água e vá verificando se necessita de mais. Utilize um palito e certifique-se que o creme está cozido. Deixe arrefecer e desenforme com cuidado.
 

Para servir
1 gelado Carte d'Or artesanal de salted caramel
Natas batidas

1 comentário:

Luisa Alexandra disse...

Gostei da sobremesa, tão gulosa e simples de preparar!