segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Petit Gateau picante com gelado de salted caramel

Não resisto a responder mais uma vez ao delicioso desafio lançado pela Carte d´Or . Achei que o gelado de caramelo salgado ficaria maravilhoso com uns bolinhos picantes de chocolate, que se derretem no prato e na boca.



Receita para 6 bolos:
100g chocolate de culinária
1 gema
1 ovo
4 colheres de sopa de açúcar amarelo
4 colheres de sopa rasas de farinha para bolos
125g margarina
6 quadradinhos de chocolate de leite
1/4 malagueta (sem sementes) cortada em pedacinhos finíssimos
2 colheres de sopa de vinho do Porto
Tradicional

Bata os ovos com o açúcar e a malagueta até obter uma mistura esbranquiçada. Envolva a farinha, o vinho e o chocolate previamente derretido com a manteiga (30 seg. no micro-ondas). Coloque em formas de queques de silicone e junte um quadrado de chocolate a cada bolo, tentando colocá-los no meio. Coloque os bolos no forno bem quente e deixe cozer durante 10 minutos. Deixe arrefecer um pouco e desenforme com cuidado.

Bimby

Pulverize o açúcar e a malagueta 5seg/vel9. Adicione ovos e bata 5min/Vel6. Envolva a farinha, o vinho e o chocolate previamente derretido com a manteiga (30 seg no micro-ondas) 20 seg/vel5. Coloque em formas de queques de silicone e junte um quadrado de chocolate a cada bolo, tentando colocá-los no meio. Coloque os bolos no forno bem quente e deixe cozer durante 10 minutos. Deixe arrefecer e desenforme com cuidado.

Para servir:
Natas batidas
1 gelado de Salted Caramel Carte d' Or (gama artesanal)
Alguns salpicos de paprika para decorar (opcional)

Placas de caramelo para decorar (opcional): podem ser feitas com caramelo caseiro, utilizando a base das forminhas de silicone e colocando uma fina camada de caramelo quente. Desenforme frio e obtém uma placa transparente de caramelo com o desenho que estava na base da forma.

3 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Está irresistível! O contraste ficou perfeito!

Pimentinha disse...

Isto não se faz... que tentação...
Bjs

Unknown disse...

- Esse chocolate na fotografia dá vontade de comer e chorar por mais ! :) ahah