segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Passatempo de Natal Vahiné e Lume Brando: Tiramisú light e económico

O blogue Lume Brando e a Vahiné estão a organizar um passatempo de Natal. Aqui fica a minha participação, com um tradicional tiramisú, mas com uma versão muito mais económica e menos calórica. Espero que gostem. Um excelente Natal para todos!
 

1 embalagem de queijo Quark (250g)
1 embalagem de natas frescas (pequena)
Palitos La Reine (os melhores vendem-se em Pastelarias)
4 cafés expresso
4 ovos
1 pitada de açúcar baunilhado Vahiné
6 colheres de sopa (rasas) de açúcar amarelo
1 cálice de Rum
Chocolate de culinária (qb)

Tradicional

Bata as claras em castelo firme, com 3 colheres de sopa de açúcar. Reserve. Bata as gemas com o resto do açúcar até que formem uma massa esbranquiçada e fofa. Junte ao creme das gemas o Quark e 1/4 do cálice do Rum. Envolva neste creme as claras batidas e o açúcar baunilhado. Entretanto faça os cafés e coloque-os numa tigela juntamente com o Rum.

Bimby

Coloque a borboleta. Bata as claras em castelo firme, com 3 colheres de sopa de açúcar. 4min/37º/Vel 3 e 1/2 Reserve e retire a borboleta.

Bata as gemas com o resto do açúcar até que formem uma massa esbranquiçada e fofa 5min/Vel5. Junte ao creme das gemas o Quark e 1/4 do cálice do Rum 5seg/Vel7. Envolva com a ajuda da espátula este creme as claras batidas e o açúcar baunilhado. Entretanto faça os cafés e coloque-os numa tigela juntamente com o Rum.

Montagem

Num recipiente transparente, comece por colocar metade do creme de Quark. Por cima coloque os palitos embebidos em café. Por cima dos palitos coloque o resto do creme de mascarpone e, por fim, coloque as natas batidas (última camada).

Faça raspas de chocolate e salpique o tiramissu. Leve ao frigorífico durante várias horas.

Nota: O queijo Quark é uma opção mais light e muito mais barata, pois tem uma baixa percentagem de gordura. Pode encontrá-lo facilmente no Lidl, junto aos iogurtes gregos.

4 comentários:

Diogo Marques disse...

Leve economico...e muito bom! Adorei a receita :)
______________________
aculpaedasbolachas.com

M & M disse...

Adorei a sugestão :)

Chef de Algibeira disse...

que bom aspecto.

Feliz Natal e um 2014 cheio de coisas boas
Beijinhos Mafalda

masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

Telita disse...

Boas Festas.

______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha