sábado, 10 de dezembro de 2011

Bolo Rei



70gr açúcar (coloquei 80g de açúcar amarelo)
Casca de 1 laranja e de 1 limão (sem parte branca)
130gr leite
70gr manteiga
3 gemas
40gr de fermento padeiro ou 1 saqueta de fermipan
20gr de sumo de laranja
400gr a 450gr de farinha com fermento (previamente pesada)
1 pitada de sal

Tradicional


Coloque na cuba o açúcar em pó, as raspas dos citrinos, o leite e a manteiga amolecidos durante 30 segundos no microondas. Junte as gemas, o fermento, o sal, o sumo e a farinha. Utilize o programa "massa" e verifique se a mistura forma uma bola. Se a massa estiver muito mole acrescente mais farinha. Quando o programa terminar retire a massa da cuba, sove durante alguns segundos e coloque numa tigela. Deixe num local sem correntes de ar durante a noite inteira.

Bimby

Coloque o açúcar no copo bem seco e pulverize 15seg vel9. Junte as cascas dos citrinos através do bucal do copo e rale uns segundos na vel5. Adicione o leite e a manteiga e programe 30seg, temp37º, vel6 e a seguir 30seg vel9 sem temperatura. Reduza para vel3 e junte as gemas, o fermento e o sumo de laranja, misturando uns segundos.Deite a farinha pouco a pouco na vel3 através do bucal do copo e só no fim a pitada de sal; aumente para a vel9 durante 30seg.Programe 3min, vel.espiga e verifique se o conteúdo forma uma bola que não fique agarrada às paredes do copo. Se não for o caso, pare a Bimby, polvilhe as paredes do copo com um pouco de farinha e volte a amassar na mesma velocidade.

Deixe repousar a massa dentro do copo até esta levantar o copinho (deixei a noite inteira). Logo que isto aconteça, pressione a massa com as mãos de forma a que o volume baixe e volte a programar 15seg, vel9 e 1min vel.espiga.Retire a massa do copo, amasse com as mãos até formar uma bola lisa, polvilhando a mesma com farinha.

Cozedura

Dê-lhe a forma de uma rosca e coloque-a num tabuleiro previamente untado.Pincele a massa com gema de ovo e decore a seu gosto (frutas cristalizadas e secas). Pode também fazer montinhos de açúcar humidificado (juntei apenas açúcar branco pulverizado). Deixe que a massa dobre de volume e a seguir coloque no forno pré aquecido a 180º durante 20 min.

Sugestão bimby: Aconselha-se a colocar um copo com água, resistente à temperatura, no meio da massa do Bolo rei para que esta não feche.

Nota: As passas que coloquei dentro do bolo foram demolhadas em vinho do Porto durante algumas horas.

Fonte: Livro base Bimby

16 comentários:

Borboleta disse...

Que aspecto fantástico, ficou lindo!!!! Bjs....

MissB disse...

Este bolinho rei ficou com muito bom aspecto! :)

Beijinhos e bom fim-de-semana! ^^

Paula disse...

Que lindo Bolo Rei! Vinha mesmo a calhar uma fatia para o chá das cinco... pode ser? ;)

Sylvie Luzio disse...

gostei muito desta receita

lucia disse...

uau, que optimo aspecto!!!
Esta receita dá para fazer o bolo rei só com frutos secos?Quando dizes programa "massa" é aquele que leveda ou o que so amassa?
bj

Isabel Salvador disse...

Muito bonito o teu bolo rei...muito mesmo...bjokitass

RATOLINHA disse...

Ora que belo bolo rei amiga.
Dava-lhe já uma bela trinca.
Beijinhos

Susana disse...

Uau esse bolo rei ficou lindooo! Eu nunca fiz bolo rei, mas achei esse bem simples que confesso fiquei cheia de vontade de fazer ;)
Parabens.

Beijinhos

A Paixão da Isa disse...

hummm muito mas muito bom um luxo parabens beijinhos e bom domingo

Patanisca disse...

Lúcia, dá para fazer só com frutos secos e também com chocolate. O programa "massa" é aquele de levedar. Beijinhos.

Mónica Silva disse...

O bolo rei esta fantástico, já cheira a Natal :)

Beijinho

Elisabete disse...

Olá minha patanisca querida, há quanto tempo não espreitava as tuas receitas maravilhosas. Vida corrida, novos desafios profissionais (cada vez mais ligada á Bimby, virei agente) e não tenho tido muito tempo para comentar os blogues.
Que lindo bolinho o teu. Ontem experimetnei os cupreis, mas fazendo cuprainhas ihihihih, adorei, a nossa bimby supera-se a cada receita.
Uma beijoca e adorei o teu bolinho.

argas disse...

É a minha eleita. Ainda hoje fiz...mas o teu ficou muito mais bonito!

Paula Matias disse...

Boa tarde,
de facto está com um aspecto delicioso!!! :P
Tentei fazer o Bolo Rei lá em casa, mas não correu muito bem... :(
A massa não dobrou o volume dentro do copo, isso só aconteceu quando o bolo já estava no forno a cozer...
Que farinha se deve usar? Usei a da marca Pingo Doce(com fermento). Além disso ele ficou com uma crosta dura... O que terei feito e mal?
Alguém me ajuda, please!!! :)

Patanisca disse...

Olá Paula, eu fiz como está na receita e não me saiu mal, até cresceu muito. Demorou foi imenso tempo a crescer. Agora tenho feito com farinha sem fermento+30g de fermento de padeiro. Faço à noite, mas só retiro do copo da Bimby no dia seguinte de manhã. Experimente fazer assim e depois conte como correu.

Paula Matias disse...

Muito Obrigada Patanisca!

Vou experimentar então como o fez. Deixar de um dia para o outro. :)
Depois conto como correu.;)

Beijinhos*