terça-feira, 23 de junho de 2009

Compota de morangos inteiros da D. Isilda

1 Kg de morangos
750g de açúcar branco (ou 500g de açúcar amarelo)
Dia 1: Lave bem os morangos e não lhes retire o pé. Numa panela, coloque os morangos inteiros e o açúcar. Quando levantar fervura, conte 3 minutos e desligue o lume. Tape com um pano e continue a receita no dia seguinte.
Dia 2: Ligue o lume, deixe levantar fervura e espere 4 minutos. Desligue.
Dia 3: Ligue o lume, deixe levantar fervura e espere 5 minutos. Desligue, deixe arrefecer, retire os pés dos morangos e coloque em frascos esterilizados.

12 comentários:

Paladares da Isa disse...

Patanisca,

Essa compota está mesmo fantástica.
Fiquei com água na boca....
Bjos

Cristina disse...

Isso é excelente! Quanto tempo achas que se aguenta essa compota? É que por enquanto tenho juntado puré de morangos frescos para os iogurtes feitos em casa, que a minha fiha adora, mas quando eles acabarem... Seria uma hipótese utilizar essa compota em substituição!

Patanisca disse...

Olá Cristina. Não sei qual é a validade da compota, é a primeira vez que faço. Também vou utilizá-la para fazer iogurtes.

Receitas da Piteca disse...

Que delícia amiga! Deve ser óptima essa compota!! :)
Bjcas.

florzinha Tá disse...

AIAIAIA
Fiquei com agua na boa..

Consigui me ver comendo ela com manjar de coco, iogurte,hum, pura de colher,,,e comendo tudo.... Que delicia encima de uma torta gelada hummmm.


Bjs Hummmm sem palavras estou babando...hummmm

Carina disse...

Fantástica esta compota!!!!!!
Bjs :)

Fátima Osaka disse...

Oiiii....virei sua seguidora...pois adorei seu blog...parabéns...e vi agora essa receita de morangos...nossa divina...adoro morangos...bjus e parabéns novamente!!!

Delírios Gourmet disse...

Nossa, que pecado!!! Amo muito morangos e a compota deve estar magnífica, hein!!!!! Ficou linda e não é difícil de prepará-la! Parabéns! Bjs!

cozinha da tia Adelaide disse...

Estes morangos ainda inteiros até fazem crescer agua na boca
bjs

Kláudinha disse...

epá tenho que fazer esta compota... que lindaaaaaa
é dificil tirar o pé dos morangos com a calda??
deve-se pegar aos dedos e depois temos que os lamber :p
adorei miga vou fazer e aviso ;)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Patanisca esta receita é um mimo, será que resulta com ameixas? Recebi um carregamento delas :)
Vou levá-la comigo para a experimentar.
Beijocas
Moira

Patanisca disse...

Olá Moira, com ameixas nunca experimentei mas também deve resultar. Bjs.