sábado, 4 de abril de 2009

Pizza do Vítor


(foram utilizados os medidores da Máquina de Pão)

1 chávena de água
1 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de azeite
2 alhos picados
1 colher (sopa) de açúcar
3 chávenas de farinha de trigo tipo 65
2 colheres (chá) de queijo mozzarela ralado
1/4 de embalagem de 25g de fermento de padeiro

Coloque todos os ingredientes pela seguinte ordem: água morna, sal, azeite, açúcar, alho, queijo, temperos, farinha e fermento. Ligue no ciclo "massa" (dough). Quando o ciclo terminar, espere 20 minutos e retire a massa. Abra 1 rectangulo grande de pizza (dá para 3 pessoas), para fazer uma pizza de massa alta e fofa. Pode proteger o tabuleiro com papel vegetal e salpicar o papel com azeite. Salpique a massa com farinha para que esta não se cole aos dedos. Faça furos na massa com um garfo e deixe descansar no forno por mais 20 minutos. Leve a massa de 5 a 10 minutos ao forno, até dourar levemente. Tire do forno, adicione os recheios que quiser e leve de volta ao forno por mais 8 minutos aproximadamente ou até o queijo derreter.
Molho:
1 embalagem pequena de polpa de tomate
1 cebola bem picada
Alhos
Azeite
Sal e pimenta
Vinho branco

Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver lentamente durante pelo menos 1 hora.

Recheio:
Molho de tomate, azeitonas verdes recheadas, azeitonas pretas, nozes, picante (malagueta), tomate fresco em rodelas finas (salpicado com sal fino), queijo da Ilha ralado, cogumelos frescos, oregãos.

2 comentários:

Unknown disse...

gostei da receita das pizzas. Eu faço uma mais simples: 4 xicara de farinha de trigo, 3 colheres de òleo, meia colher de cafè de sal, uma pitada de açucar. O fermento um cubo desmanchar na àgua morna. Trabalhar bem. descansar por 2 horas. O recheio a gosto. bom apetiti. Anna.

Unknown disse...

Quero que VCs. esperimentem està receita que è economica e tanto Patanista. Beringela (parmigiana)Em uma frigideira anteaderente, cortar as beringela no sentido comprido e um po di òleo fogo baixo. virar quando estiver assado, virar do outro lado, colocando pouco sal.Faça um molho de tomate e em um tabuleiro, uma camada de beringela, sopra o tomate e queijo ralado, e assim atè a ùltima camada. Vai no forno a 200g. por 30m.