sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Creme de aveia com maçã e canela


(para 1 pessoa)

1 chávena de leite
2 colheres de sopa de flocos de aveia
1 colher de chá de açúcar amarelo (opcional)
1 maçã ralada
Canela
Num tacho, coloque o leite, a aveia, o açúcar e alguns salpicos de canela. Vá mexendo até que comece a criar uma textura cremosa. Quando levantar fervura apague o lume e junte a maçã ralada. Coloque numa tacinha e junte mais um pouco de canela.
Nota: esta receita foi inspirada nesta receita da Risonha, que por sua vez foi buscá-la ao blog da Alegna.
Outras sugestões:
Juntar puré de banana, côco e canela.
Benefícios da Aveia
A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e manutenção de níveis adequados dos mesmos.
Existem estudos que dizem ainda que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sangüíneo, controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a obstipação (intestino preso).

A fibra solúvel presente na aveia, a chamada β-glucana, é responsável por parte das vantagens do consumo da aveia, já que existe a vantagem nutricional deste alimento. As fibras solúveis retardam o esvaziamento gástrico, que tem como resultado uma maior saciedade. Elas, também, ao entrarem em contato com a água, formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido à uma menor ação de enzimas digestivas.

Em relação ao seu poder hipocolesterolemiante, estudos sugerem que a ação da β-glucana na diminuição do colesterol no sangue esteja ligada à absorção de ácidos biliares. Estes são excretados pelas fezes, diminuindo a absorção de colesterol ou pelos ácidos graxos de cadeia curta, produzidos pela ação das fibras presentes no cólon que inibem a síntese de colesterol no fígado.

Sendo assim, o consumo regular de aveia pode estar relacionado com a diminuição da formação de placas de gorduras, que causam doenças cardiovasculares.

O tipo de aveia que possui maior quantidade de β-glucanas é o farelo de aveia, seguido dos flocos e farinha de aveia. Existem ainda outros alimentos que possuem β-glucanas, como soja cozida, feijão branco cozido, grão de bico cozido, brócolis, farinha de milho, manga e trigo para quibe.
O consumo recomendado de fibras totais (entre as solúveis e insolúveis) é de 20 a 30 gramas por dia, o que comumente não é feito pela população em geral. Mas este objetivo pode ser alcançado com uma alimentação que dê preferência aos cereais integrais como aveia, frutas, verduras, legumes, leguminosas.

Os maiores produtores de aveia são Rússia, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Finlândia, Alemanha, Polônia e Suécia.
Fonte: Wikipedia

3 comentários:

Manuela © disse...

Também já me rendi aos benefícios da aveia.

Costumo fazer com frequência papas de aveia com canela, nozes e sultanas.

Bom fim de semana prolongado para vocês :)

Beijinhos

risonha disse...

fico contente que te tenhas inspirado na minha publicação.
mas esta tua versão com a maçã ralada deve ficar deliciosa.
tenho que experimentar.

disse...

humm... tenho o pé atras...
mas axo que vou experimentar!!!
Tem um optimo aspecto!!