quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Banoffee Pie (versão light)








1 pacote de bolachas (podem ser integrais, digestivas, Maria...)
2 colheres de sopa de margarina (pode ser margarina light)
1/2l de iogurte natural caseiro
3 folhas de gelatina para o creme tofee
6 folhas de gelatina para o creme branco
1 embalagem de leite condensado cozido
5 colheres de sopa de leite
3 bananas maduras
Raspas de chocolate amargo

Numa forma de fundo amovível comece por fazer a base. Triture as bolachas com a manteiga e cubra o fundo calcando bem. Leve ao forno por 5 minutos, retire e deixe arrefecer.

Faça depois o creme tofee. Misture o conteúdo da lata de leite condensado com a gelatina (previamente hidratada em água fria e derretida no micro com as 5 colheres de sopa de leite). Depois de tudo bem misturado reserve 3 colheres de sopa desta mistura para adoçar o creme branco e verta o restante para a tarteira (por cima da bolacha). Corte as bananas e coloque uma camada de rodelas por cima do creme tofee.

Para fazer o creme branco pode utilizar iogurtes naturais de compra ou fazer em casa (ficam com um sabor mais suave). Se fizer iogurte caseiro não junte açúcar no processo de fermentação, pois nesta receita ele será adoçado com leite condensado.
Depois de ter o iogurte pronto hidrate as 6 folhas de gelatina e derreta-as com um pouco de água no micro. Misture a gelatina, o iogurte e as 3 colheres de sopa de toffee guardou na fase anterior da receita. Verta o creme branco por cima das bananas e salpique com raspas de chocolate. Leve ao frigorífico e desenforme no dia seguinte.



4 comentários:

risonha disse...

fiquei a babar ao olhar para o monitor.
que bom aspecto!!!

Mão na Massa disse...

Olá

Só para avisar que as incrições para o desafio entre blogues para o mês de Setembro estão abertas.

Vamos lá!

www.maonamassablogue.blogspot.com

claudia disse...

O nome é estranho mas o aspecto é divino!

pipoka disse...

Banoffee pie é uma das minhas tartes preferidas, mas confesso que faço sempre a versão extra-calórica. Lá às vezes misturo iogurte no leite condensado cozido... A tua receita é uma excelente opção para comer sem (tantos) problemas de consciência.

bjs