segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Pudim Abade de Priscos

 
















PUDIM

15 gemas

60 ml de vinho do Porto

400 g de açúcar

500 ml de água

50 g de toucinho

1 pau de canela

1 casca de limão

 

CARAMELO

150 g de açúcar

150 ml de água

 

Comece por caramelizar a forma. Junte os 150 g de açúcar e os 150 ml de água e leve ao lume, dentro da forma, até caramelizar um pouco, num tom âmbar médio. Espalhe bem o caramelo para cobrir as paredes e a base da forma, com cuidado, para evitar queimaduras. Deixe esfriar e endurecer.

Faça a calda. Coloque num tachinho a água, o açúcar, o toucinho cortado em fatias ou tirinhas bem finas (para que a gordura derreta bem), o pau de canela e a casca de limão. Mexa para dissolver o açúcar e leve ao lume. Quando começar a ferver reduza para lume brando. Retire do lume quando atingir o ponto de fio.

Coe a calda para uma taça.

Noutra taça desfaça as gemas com uma colher (não use vara de arames para não espumar as gemas) e junte o vinho do Porto. Depois junte a calda, ainda quente, vertendo em fio, sempre mexendo.

Coe o preparado e coloque-o dentro da forma caramelizada. Sobre a forma coloque uma folha de papel vegetal, uma de papel de alumínio e finalmente coloque a tampa, que tem de ficar muito bem vedada para que não entre qualquer humidade para o interior.

Coloque a forma num tacho com dois dedos de água e leve ao lume. Assim que a água começar a ferver, baixe o lume para o mínimo, tape o tacho, e deixe o pudim cozinhar durante 45 minutos.

Retire o pudim do tacho, coloque-o sobre uma grade, retire a tampa e os papéis e deixe arrefecer.

Desenforme quando estiver quase frio.

Sirva à temperatura ambiente.


Nota: segui a receita à risca, mas fiz apenas metade da quantidade.

Fonte: Clara de Sousa





Sem comentários: