domingo, 1 de dezembro de 2024

Bolo-rei à portuguesa






Este é, até agora, o meu bolo rei preferido. A receita dá para dois bolos, portanto aproveito sempre para fazer um bolo-rei e um bolo rainha com chocolate. A receita foi retirada do Livro do Pantagruel (com algumas adaptações) e deve ser feita com calma, sem saltar nenhum dos passos. A massa fica mesmo a levedar uma noite inteira... mas vale a pena a espera!

625g farinha sem fermento tipo 65
150g de açúcar granulado (mais um pouco de açúcar em pó para decorar)
125g de manteiga
15 a 20g de fermento fresco de padeiro (meio cubinho) dissolvido em água tépida (cerca de 1/4 chávena)
Casca de 1 laranja
Casca de 1 limão
4 ovos
1dl de leite
200g (1 embalagem) de frutos secos variados
10g de sal fino
2 colheres de sopa de vinho do Porto
1/2 chávena de passas

Para o bolo-rei: juntar frutos cristalizados em cubinhos, cereja cristalizada e cascas de laranja
Para o bolo rainha de chocolate: juntar 150g de chocolate cortado em pedaços ou pepitas

Para decorar: mel ou geleia, nozes e açúcar em pó


Bimby

Numa tigela, comece por misturar o fermento com a água e mexa até dissolver. Coloque no copo de bimby e junte 125g de farinha. Amasse vel. espiga até formar uma bola. Retire e reserve num local aquecido a 50º até dobrar de volume (40 min.).

No copo da bimby coloque o açúcar e as cascas da laranja e do limão (retiradas dos frutos com uma faca muito afiada e com o cuidado de não deixar a parte branca). Programe vel 10 até sentir que o som mudou (alguns segundos).  Adicione a restante farinha (500g se for tipo 65 ou 550g se for tipo 55), a massa levedada, a manteiga, os ovos e o leite. Amasse 3min/Vel. espiga. Mantenha na bimby durante toda a noite ou cerca de 8h. Entretanto coloque as passas e o vinho dentro de um recipiente fechado e agite. Deixe assim até ao dia seguinte.

Quando a massa já estiver a ultrapassar a abertura do copo pode retirá-la e envolver com os frutos secos e as passas (escorridas). Depois divida em duas partes: uma ficará com os frutos cristalizados e a outra com o chocolate.

Faça duas bolas e forme um buraco em cada uma (para ficar como se fosse uma argola). Decore com frutos secos, frutos cristalizados, raspas de chocolate, cerejas cristalizadas, cascas de laranja cristalizadas, açúcar em pó, etc. Deixe levedar 40 min a 50º ou até dobrar de volume.

Aqueça o forno a 180º e coza um bolo de cada vez durante 30 minutos. Proteja com papel vegetal. No final barre com geleia.

Fonte: Livro do Pantagruel

Sem comentários: