domingo, 27 de abril de 2014

Aperitivos de batata crocantes com crosta de queijo

Aqui fica a minha participação no passatempo Batatas de França. Adoro fazer receitas com batata e a escolha não foi fácil. Assadas, cozidas com molhos variados, gratinadas com natas... Mas queria fazer algo original, que nunca tivesse feito.
 
A batata é um ingrediente versátil e pode ser utilizada das mais variadas formas. Desta vez experimentei fazer uma massa que pode ser utilizada como base de quiche, bolachinhas salgadas ou nestes aperitivos estaladiços. Acompanhei com uma mistura de queijo creme, salmão fumado e funcho picado.
 
 

Massa crocante de batata

150 de batata descascada e cozida
250g de farinha de trigo
120g de margarina
1 ovo

Azeite e queijo da Ilha (para polvilhar)

Tradicional

Esmague a batata com um garfo e adicione os restantes ingredientes. Amasse bem e leve ao frigorífico durante 2 horas. Divida a massa em bolinhas e vá rodando por cima de uma bancada enfarinhada até que fiquem com o formato pretendido. Com as mãos untadas com azeite, adicione o queijo. Leve ao forno a 180º, colocando por cima de um tapete de silicone, até dourar.

Bimby

Esmague a batata 5seg/vel5 e adicione os restantes ingredientes. Amasse bem 3min/Vel espiga e leve ao frigorífico durante 2 horas. Divida a massa em bolinhas e vá rodando por cima de uma bancada enfarinhada até que fiquem com o formato pretendido. Com as mãos untadas com azeite, adicione o queijo. Leve ao forno a 180º, colocando por cima de um tapete de silicone, até dourar.

4 comentários:

Catarina disse...

Costumo comprá-los já feitos. São deliciosos e muito calóricos – aqueles que compro! : )

Unknown disse...

Que belo petisco! :)

As receitas lá de casa disse...

Olha que boa sugestão!!! Obrigada! :)

Tertúlia da Susy disse...

Que coisas deliciosas!