terça-feira, 24 de julho de 2012

Bolo fofo de café


Bolo
400 g de açúcar amarelo
20 g de açúcar de baunilha
350 g de farinha para bolos
300 g de água
6 ovos grandes
120 g de óleo de amendoim
1 c. (chá) de fermento
2 c.  (chá) de café de máquina em pó
½ chávena de leite com 2 c. (sopa) de ganache

Cobertura (ganache):
200 g de chocolate para culinária
1 pacote de natas frescas
1 c.(chá) de Mokambo (ou café colúvel)
2 c. (sopa) de leite

Recheio:
1 pacote de natas
1 c.  (café) de café solúvel
1 c. (café) de açúcar de baunilha
Tradicional

Bata separadamente as claras e as gemas com o açúcar. Junte ao creme de gemas o café, o óleo e a água. Envolva a farinha, o fermento e as claras já batidas em castelo.

Bimby

Bata as claras em castelo durante 4 min./vel. 3 com a borboleta e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até que formem uma mistura esbranquiçada e cremosa (5 min./vel. 3). Retire a borboleta.


Acrescente o café, o óleo e a água (20 s./vel. 4).

Com a ajuda da espátula, envolva a farinha já misturada com o fermento e, por fim, junte as claras batidas em castelo.

Forno

Leve ao forno a 180 ºC durante 40 minutos. Deixe arrefecer e desenforme com cuidado.

Montagem

Para o ganache derreta o chocolate, as natas, o Mokambo e o leite no microondas durante 30 segundos e mexa bem até que fique brilhante. Se necessário coloque durante mais 30 segundos.

Parta o bolo em três partes, aguarde que arrefeça bem, junte uns salpicos de leite com ganache e recheie com natas batidas misturadas com café e açúcar.

Cubra com o ganache e guarde no frigorífico.

Nota: Para fazer o açúcar de baunilha pulverize na vel.9 uma vagem de baunilha com 1/2 kg de açúcar até que comece a ficar semelhante ao açúcar em pó. Guarde o açúcar que restar em recipiente hermético.

16 comentários:

Luisa Alexandra disse...

É mesmo uma bomba de chocolate!

ZÉLINHA disse...

Já sigo o seu blog há algum tempo, nele encontro sempre receitas maravilhosas. Este bolo está com um aspecto delicioso. Tb sou sua seguidora no facebook. Vou querer comprar o livro que vai lançar. Fiquei sua seguidora, convido-a a visitar o meu blog que é ainda novo, tem 2 anos, espero que goste. Um beijinho e boa sorte.

Lenita disse...

Olá Patanisca,
Que lindo ficou o teu bolo de café! Aquela cobertura a escorrer... guloso!
Bjs

Blog do Chocolate disse...

Olá :)


Em primeiro lugar quero agradecer-lhe a sua simpática visita ao meu espaço ! Gostei muito de a "ver" por lá !

Em segundo lugar só me apraz dizer: o que é que eu estou a ver aqui ? A tentar o meu louco desejo por chocolates ? :-))

Que lindo bolo, a foto está "fantabulástica", a conjugação de chocolate com café é simplesmente perfeita e atiça de facto a gula de quem, como eu, é amante de chocolate ! :-)

Gostei muito de ver as iguarias que por aqui desfilam, voltarei certamente :-)

Beijinhos

Receitas ao Desafio disse...

Que maravilha de bolo... vou levá-lo comigo ;) Parece-me muito bem agora para o verão, fresquinho!
Um beijinho.
Maria

Gisela disse...

Adorei o aspecto deste bolo. Ficou perfeito
Um beijinho

Karina disse...

Esse chocolatinho escorrendo evoca o que tem de mais primitivo em mim, kkkk. Beijão


mariacarambola.wordpress.com

Isadora disse...

este bolo é a tentação!!! que combinação perfeitaaaa!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

Diogo Marques disse...

Ficou muito lindo!!

Adoro café e chocolate :) E essas 3 camadas...ui, irresistível :)

Salpicos Doces disse...

Bemmmm que bolo lindo!!!
Adorei :))

Bejinho doce :)

vanessa disse...

Que bom aspecto:D essa cobertura dá vontade de comer á colher!

Eventos - Inventos disse...

Olá !
Adorei seu blog!!!
Hummmm esse bolo deve estar uma delícia!
Vou fazê-lo!
Quando puder, dê um pulinho no meu blog. Adoro visitas!
Parabéns! Bjos

argas disse...

Deve ser tão bom!!

Nina simplesmente disse...

Olpa Patanisca!
Vim conhecer o seu blog gostei muito, esse bolo de café esta maravilhoso. Peço licença para seguir, posso? Desejo voltar mais vezes. Beijinhos do Brasil...

Unknown disse...

uiiii que tentação de bolo... tenho que o experimentar!

Nanda disse...

Que delicia de bolo
Bjs