sábado, 24 de março de 2012

Lasanha de salmão com brócolos

Salmão e brócolos: uma combinação deliciosa. Aqui fica uma sugestão bem diferente da tradicional lasanha de carne, que fui buscar ao No Soup for You. Gasparzinha, fica mesmo uma delícia!

Para 2 a 3 pessoas:
300g de brócolos
5 cogumelos inteiros
2 dentes de alho
Azeite
Sal e pimenta
2 postas de salmão
800g de leite
1 fio de azeite
30g de farinha
Sal e pimenta
Massa de lasanha
Queijo da Ilha para polvilhar
Bimby
Lave e separe os brócolos em floretes.Disponha-os na varoma juntamente com os cogumelos, coloque 1 litro de água no copo e marque: 20 min, temp varoma, vel 1. Reserve.(se não for utilizar sobras e quiser cozinhar também o peixe, coloque os brócolos por cima no tabuleiro da varoma e o peixe por baixo e marque 25 min). Reserve.
Deite os alhos no copo: 4 seg, vel 5.Junte um fio de azeite que cubra o fundo do copo e seleccione 2 min, temp varoma, vel 1.Junte os brócolos e marque 2 min, temp varoma, vel 1 2 seg, vel 4. Reserve.
Deite no copo o leite, junte a farinha e o azeite, tempere com sal e pimenta e marque 8 min, temp 90º, vel 4.Enquanto isso, corte os cogumelos em fatias finas e retire as espinhas e peles ao salmão, lascando-o depois grosseiramente.
Montagem:Cubra o fundo do tabuleiro com um pouco de bechamel e disponha 2 placas de massa.Cubra com 1/3 dos brócolos e por cima metade do peixe lascado. Deite apenas um pouco de bechamel e faça outra camada de massa.Por cima disponha mais 1/3 de brócolos e depois os cogumelos laminados. Deite mais um pouco de bechamel e faça outra camada de massa.Por fim, deite os restantes brócolos e peixe, regue com mais um pouco de bechamel e termine com outra camada de massa.Para finalizar cubra com mais bechamel e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno a 180ºC por 30 min e deixe descansar 10 min antes de servir.
Tradicional
Lave e separe os brócolos em floretes e coza-os, de preferência a vapor (se não for utilizar sobras, coza também o peixe). Reserve.Pique os alhos, deite-os no azeite quente e salteie os brócolos uns 2 min. Reserve e repita com os cogumelos laminados, até que soltem os sucos e estes evaporem.Aqueça a manteiga até derreter e junte a farinha. Mexa bem, para que a farinha coza.
Vá juntando o leite com o azeite e a farinha, aos poucos, mexendo sempre entre cada adição para não formar grumos, mantendo o lume brando. Quando o leite terminar, o molho deve estar homogéneo. Tempere com sal, pimenta e a noz-moscada. Enquanto isso, retire as espinhas e peles ao salmão, lascando-o depois grosseiramente.
Montagem:Cubra o fundo do tabuleiro com um pouco de bechamel e disponha 2 placas de massa.Cubra com 1/3 dos brócolos e por cima metade do peixe lascado. Deite apenas um pouco de bechamel e faça outra camada de massa.Por cima disponha mais 1/3 de brócolos e depois os cogumelos laminados. Deite mais um pouco de bechamel e faça outra camada de massa.Por fim, deite os restantes brócolos e peixe, regue com mais um pouco de bechamel e termine com outra camada de massa.Para finalizar cubra com mais bechamel e polvilhe com o queijo ralado.Leve ao forno a 180ºC por 30 min e deixe descansar 10 min antes de servir.

Fonte: No soup for you (receita com algumas alterações)

12 comentários:

Amoridoce by Coradinha disse...

Olá:) hmmmmmmmmmm amei a sugestão! eu costumo fazer uma de atum que vou por pra semana no meu cantinho, mas esta está com um aspecto delicioso:p ate me deu fome a esta hora:) bom fim de semana! sou tua seguidora, se quiseres segue o meu cantinho tambem:) beijinhos

Diogo Marques disse...

Adoro salmão e é uma excelente alternativa à tradicional lasanha de bolonhesa. Gostei muito :)

Gisela disse...

Que boa sugestão esta lasanha. uma maneira diferente de consumir peixe
Um beijinho

Luisa Alexandra disse...

Parece mesmo apetitosa!

Ana Rita disse...

Que bom aspecto :)
Gostei!
Bjs

O Cantinho da Sophia disse...

Está com um aspecto delicioso!
Que óptima sugestão.
Beijinhos

luci disse...

Que delícia e ficou linda,adorei o seu blog beijos

LURBA disse...

Hummmm que bom aspecto... vou tentar fazer em breve!!!
Obrigada pela dica!!! ;-DDD

Susana Gomes disse...

Tb gosto tanto! :)
Que pena que não te vi no sábado, eu sugeri-te para estares presente, mas era tanta gente que acabei por não conseguir dar um Oi a todos.
Que bom que gostaste.
Bjs

Ana disse...

Uma otima alternativa à lasanha de carne. Vou experimentar;)
Ana França

argas disse...

Que aspecto! Uma combinação perfeita!

HandMadeSweetGifts disse...

Boa tarde.
A receita tem um óptimo aspecto.
Vou experimentar.
Parece deliciosa.
Parabéns.
Boa semana