sábado, 10 de janeiro de 2009

Pão Branco Caseiro (formato tradicional)


Massa velha (faça um pão e antes que este comece a cozer retire uma porção de massa equivalente a uma bola de ténis. Guarde no frigorífico 2 a 3 dias dentro de um recipiente tapado).
400 ml de água morna misturada com 1 colher de sopa de azeite (a quantidade total não deve exceder os 400 ml)
700 g de farinha de trigo tipo 65
2 colheres de chá de sal grosso

Coloque na cuba todos os ingredientes pela ordem apresentada. Escolhe o programa de pão básico e desligue a máquina antes que esta comece a cozer (cerca de 1h antes do final do programa). Também pode optar pelo programa "massa" mas o programa "básico" tem maiores períodos de levedação.
Retire a massa da máquina (se quiser fazer outro pão igual tem que tirar neste momento a bola de massa que vai servir de fermento para o pão seguinte) e molde uma bola. Coloque a bola por cima de um tabuleiro protegido com papel vegetal ou tapete de silicone, pincele a superfície da bola com uma camada fina de azeite. Salpique a bola com farinha e faça 2 cortes em forma de cruz na parte superior da bola. Ligue o forno a 50ºC e mantenha o pão lá dentro por 1h ou até que duplique de volume. Suba a temperatura para 175ºC (ventoinha ligada, com resistência ligda em baixo) e coza o pão durante 45 minutos.

3 comentários:

Catarina Santos disse...

Eu já tenho feito alguns pãezinhos na MFP, mas a minha próxima experiência será uma parecida a esta tua receita, ou seja, amassar o pão na máquina e depois deixá-lo cozer no forno! O teu ficou com um aspecto delicioso :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Anónimo disse...

Olá Patanisca!
Eu sei que a Patanisca tem uma máquina MorphyRichards. A Patanisca sabe se esta máquina tem um programa de pão rápido? Eu vejo em algumas receitas, o programa de +/- 1 hora. Mas, nesta máquina, o programa mais rápido que eu encontro é de 2.50m. Será que há algum programa mais rápido? Se me poder responder para o mail cl.alexandre@netcabo.pt agradecia muito.
Bjs
Cláudia

Anónimo disse...

a minha avô fazia broa de milho dessa forma, retirva um puco de massa, colocava-a numa tigela coberta com um pano. colocava a tigela na masseira (mesa mista one se podia comer quando tinha tampo ou se podia fazer e guardar pão no inerior)ficava aí uma semana. era uma broa fantástica.