sábado, 31 de janeiro de 2009

Cinnamon Rolls






Massa:
1 copo de leite morno (235ml)
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
4 copos de farinha de trigo
10 gramas de fermento de padeiro fresco (cerca de 1/3 de embalagem de 25g)
Recheio:
2 colheres de sopa de manteiga ou margarina derretida
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
Nozes picadas e uvas passas a gosto (não coloquei)
Cobertura:
Licor de canela

Coloque os ingredientes na máquina pela ordem mencionada (esfarelei o fermento por cima da farinha). Seleccione o programa "Massa" (1h30m) e ligue a máquina. Quando o ciclo terminar retire a massa da máquina e sove-a durante sobre uma superfície polvilhada com farinha. Deixe-a descansar 15 minutos, cobrindo-a com um pano.
Depois desse tempo de repouso, com a ajuda de um rolo, abra a massa em forma de um rectângulo de aproximadamente 35cm por 25cm. Espalhe a manteiga derretida sobre a massa e polvilhe com o açúcar e a canela. Enrole a massa tipo torta, a partir do lado maior. Corte a massa em 12 rolinhos de cerca de 3cm, usando uma faca ou um pedaço de linha. Disponha os rolinhos numa forma redonda, untada com manteiga, cubra-a e deixe crescer em um local quente até dobrar de tamanho, por 30 a 45 minutos.
Leve a cozer ao forno, pré-aquecido, cerca de 20 a 25 minutos, até dourar. Deixe arrefecer na forma e coloque por cima um fio de licor de canela. Sirva quente, com chá ou café.

Fonte: http://deliciasecompanhia.blogspot.com/ (receita adaptada)
Como congelar:
Faça a massa normalmente (com o cuidado de não utilizar água morna). Quando a MFP terminar o programa, faça os rolos e corte-os. Com cuidado coloque os rolos dentro de um saco de congelação, separados uns dos outros, e leve ao congelador.
Para descongelar, retire os rolos do saco e coloque-os num recipiente que possa ir ao forno. Unte o recipiente ou utilize papel vegetal e não junte demasiado os rolos uns aos outros. Deixe os rolos no frigorífico para que estes descongelem lentamente (por ex. durante a noite toda). Antes de irem ao forno, deixe-os à temperatura ambiente até crescerem ou coloque-os no forno a 50º durante 30 a 45 minutos. Ligue depois o forno a 200º e deixe cozer por 20 a 30 minutos. Retire do forno quando estiverem dourados.

6 comentários:

Manuela © disse...

São bons, não são?
O único problema é não conseguir comer só um hihi

Borboleta disse...

Que óptimo aspecto .... deve ter ficado uma maravilha !!!

Beijinhos...

Paula disse...

Também adoro cinnamon rolls... Os seus ficaram lindos!

Deixei-lhe um prémio no Rap'ó Tacho. Bjs

Catarina Santos disse...

Nunca provei, mas por achá-los tão bonitos tenho tido bastante curiosidade em experimentar! E com a MFP a tarefa torna-se mais fácil! Vou levar a receita comigo, se não te importas :)

Beijinhos e boa semana!!

Kláudinha disse...

que maravilha tenho que acabar a dieta rápido para me empaturrar com estas delicias ao pequeno almoço =Pall

Anónimo disse...

Adorei , está o máximo.
Palminhas.
Anocas-Pipocas