quarta-feira, 26 de março de 2008

Borrego Assado em Forno de Lenha





Perna de borrego
3 dentes de alho
sal
colorau
1 folha de louro
3.5 dl vinho branco de boa qualidade
2 dl azeite
1 folha de alecrim

Limpa-se a perna de borrego. Pisa-se o sal com os alhos, a folha de louro e o colorau, esfrega-se a perna de borrego com esta pasta e reserva-se no frigorifico de um dia para o outro.
No dia seguinte põe-se o borrego num tacho de barro com o vinho branco e o azeite e leva-se ao forno de lenha, quando o borrego começar a ficar louro juntam-se as batatinhas e a folha de alecrim e deixa-se terminar de cozinhar.

12 comentários:

Carla disse...

É do melhor!!


boa semana

Ti Caty disse...

Quem me derater um forno assim. Que belos petiscos se podem fazer. Esse assadinho deve ter ficado espectacular. BJS

risonha disse...

vou ficar ansiosamente á espera da receita.

Isabel (pipoka) disse...

O forno de lenha faz toda a diferença, não é?

claudia disse...

Xiii..isto sim é qualidade!!!!! Quem me dera...usa e abusa do forno a lenha!

Luciana Macêdo disse...

Que forno maravilhoso!
Este assado deve ter ficado uma delícia.
Bjs!

Manuela © disse...

Ai esse borrego? E eu não sou convidada :)

Emanuel disse...

Viva posso lhe pedir algumas dicas sobre cozinhar em forno de lenha ?
Tenho um forno igual a esse da foto, quando tenho tempo faço pão ao fim de semana e por vezes também carne, no entanto, tive de aprender sozinho pois não há muitas pessoas a saberem cozinhar em forno de lenha e que estejam dispostas a dar umas dicas.
São dúvidas do tipo, tiram-se as brasas ? deixa-se a porta aberta ou fechada ? Deixa-se um tronco a arder?

Cumps

Patanisca disse...

Olá Emanuel. O tronco deixa-se dentro do forno a queimar, depois de se transformar em brasas puxam-se as brasas para o lado e coloca-se o borrego. Fecha-se a porta e espera-se algumas horas. Pode ser preciso abrir a porta para entrar ar e aumentar o lume.

Emanuel disse...

Basicamente tenho feito assim, aqueço o forno até ficar branco, chego as brasas para o lado, ponho o tabuleiro e deixo um tronco mais pequeno a arder, mas não posso fechar a porta totalmente pois assim o lume apaga-se logo, costumo deixar a porta entreaberta. O tronco vai ardendo lentamente e quando está quase em brasas coloco outro e vou mantendo o lume aceso.

Já com o pão, faço o seguinte, deixo arder até ficar branco, tiro as brasas todas para fora e ponho o pão, leva +/- 45 min até cozer.

Emanuel disse...

Não sei se estou a fazer da forma mais correcta, na minha opinião penso que com a porta entreaberta acaba por se desperdiçar muito calor, até já me lembrei que tenha alguma coisa a ver com chaminé, ou seja, tenho visto fornos com chaminé, mas este tipo não tem !!

Desde já obrigado pela resposta

Patanisca disse...

Sim, este tipo não tem chaminé. Eu continuo a abrir um pouco a porta quando é preciso, mas depois volto a fechar.