Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. No alimento se coloca ternura ou ódio. Na panela se verte tempero ou veneno. Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros. (Mia Couto - O Fio das Missangas)
domingo, 13 de maio de 2007
Mussaka
1/2kg de carne de porco picada
2 cebolas médias
4 dentes de alho
3 pacotes pequenos de polpa de tomate
Cenoura ralada
Cogumelos
1 copo de vinho tinto
1 beringela grande
Azeite
Sal, pimenta, oregãos
Molho Bechamel
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha de trigo
Leite qb
Queijo ralado
Sal, pimenta, noz moscada
Corte a beringela às rodelas e salpique com sal grosso. Deixe que a beringela liberte um líquido durante algumas horas. Coloque o azeite num tacho e, quando estiver quente, junte a carne picada. Quando a carne mudar de cor junte a cebola e o alho. Deixe refogar e junte a cenoura, os cogumelos, o tomate, o vinho e os temperos. Deixar cozer lentamente em lume brando.
Enquanto coze a carne, escorra a beringela, salpique com azeite e coloque-a no forno até ficar macia. Faça também o molho bechamel: derreta a manteiga, junte a farinha e adicione o leite aos poucos até engrossar. Junte o queijo e os temperos.
Num recipiente transparente coloque no fundo um pouco de leite e junte camadas alternadas de beringela e de carne. Finalmente junte o molho bechamel e polvilhe com queijo ralado e oregãos.
Leve ao forno até derreter o queijo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário