segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Tarte de chocolate e cereja


Massa

225g de farinha

30g de amêndoa moída

2 c. (sopa) de açúcar

2 c (sopa) de cacau em pó

125g de manteiga fria em cubos

1 ovo


Recheio

150g de cerejas descaroçadas

300ml de natas

200g de chocolate negro

2 ovos, ligeiramente batidos

Raspas de chocolate p/ decorar

Untar com manteiga, uma tarteira redonda de 25cm ou rectangular de 11x35cm, de preferência com fundo amovível.

Massa

Bimby

Colocar os ingredientes no copo e misturar 15seg/vel.4. Se necessário adicionar mais farinha. Moldar uma bola, envolver em película aderente e reservar no frigorífico 30min.

Tradicional

Num recipiente, misturar a farinha, a amêndoa, o cacau e o açúcar. Juntar a manteiga aos bocados e o ovo e trabalhar manualmente até conseguir formar uma bola. (Se necessário, juntar mais farinha). Envolver em película aderente e reservar no frigorífico durante 30 min.
Retirar do frigorífico, estender a massa com um rolo em cima de uma folha de papel vegetal. Forrar a tarteira e reservar uns minutos no frigorífico antes de levar ao forno. Cobrir o fundo com papel vegetal, encher com grãos secos e levar ao forno pré-aquecido a 180º cerca de 10 a 15 minutos. Retirar e deixar arrefecer. 

Espalhar as cerejas ligeiramente esmagadas no fundo da tarte.

Recheio

Bimby

Colocar as natas no copo e programar 4 min./90º/vel. 2. Juntar o chocolate partido, esperar uns segundos para ele derreter e misturar 2min/vel.3. Juntar os ovos pelo bocal e misturar mais 1min/vel.3.

Tradicional 

Levar as natas ao lume. Quando estiver quase a ferver retirar do lume e juntar o chocolate partido. Esperar uns segundos e misturar bem com um fouet até estar completamente derretido. Juntar os ovos e misturar bem.
Despejar o creme de chocolate por cima das cerejas até encher a forma. Levar ao forno cerca de 25 minutos ou até ficar firme ao toque. Deixar arrefecer e levar ao frigorífico no mínimo 3h. Decorar com raspas de chocolate.

 
Fonte: Coco&Baunilha (receita original aqui)

Sem comentários: