Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. No alimento se coloca ternura ou ódio. Na panela se verte tempero ou veneno. Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros. (Mia Couto - O Fio das Missangas)
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
World Bread Day 2009: Artisan Bread - Pão de trigo e espelta
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Pão e o Dia Mundial da Alimentação. Com o intuito de promover o consumo e a confecção deste alimento tão saudável, chegámos à 4ª edição do World Bread Day! O desafio estende-se a todo o Mundo e consiste em convidar todas as pessoas a colocarem em prática uma receita de pão.
Como a minha MFP ainda não regressou da reparação e como não queria deixar de participar neste desafio, optei por procurar inspiração no Artisan Bread e inventar uma receita ligeiramente integral.
A receita dá para dois pães. O primeiro esteve no frigorífico durante 24h.
O segundo esteve no frigorífico durante 72h.
1/2 colher de sopa de fermento seco
1/2 colher sopa de sal grosso
360ml de água morna
400g de farinha de trigo T65
180g de farinha de Espelta
20g de flocos de trigo
Num recipiente de plástico com tampa, colocar o fermento, o sal e a água. Agitar até que tudo fique dissolvido e junte a farinha e os flocos. Mexa com uma colher de pau até que toda a farinha fique misturada e sem restos nas bordas. Tape o recipiente e deixe levedar à temperatura ambiente por 2 horas.
A massa está pronta a ser usada e pode ser guardada no frigorífico por 15 dias. Quando quiser usar, polvilhe a superfície da massa com farinha, puxe a quantidade que pretende (uma bola equivalente a uma toranja) e corte-a com uma faca de serrilha ou tesoura.
Amasse o mínimo possível, forme uma bola rodando a massa nas mãos e ajeitando as bordas para baixo. Deixe a bola descansar num tabuleiro enfarinhado (eu coloquei num tapete de silicone), de preferência com farinha de milho. Deixar levedar destapado durante 40 minutos, mas não espere que cresça muito, pois isto só acontecerá mesmo no forno. Se deixar levedar demasiado fora do forno o pão ficará espalmado.
Pré-aqueça o forno a 250ºC durante 20 minutos. Polvilhe o pão com farinha e use uma faca de serrilha para fazer os cortes decorativos. Coloque no forno um recipiente cheio de água para dar humidade ao forno e coloque o tabuleiro com o pão. Deixe cozer por 30 minutos, retire e coloque numa grelha para que arrefeça.
Que desafio maravilhoso para este dia da alimentação.
ResponderEliminarE que pão maravilhoso que nos trouxes-te.
Beijinhos
FABULOSOS!!! Viva o paozinho!! beijokas
ResponderEliminarQue lindos pãezinhos! É uma excelente participação! bjinho
ResponderEliminarQue delícia!
ResponderEliminarquanto mais dias fica no frigorífico, melhor fica a massa.
Está uma tentação esburacada. :)
Beijinhos.
Ficaram lindos seus pães., adoro isso, pena que engorda rsrrs.beijinhos
ResponderEliminarPatanisca,
ResponderEliminarQue bonita participação.
Uma côdea estaladiça e decerto um belíssimo aroma pela casa.
Onde compras a farinha de espelta?
Acho que nunca vi á venda e gostava de experimentar.
Beijocas
Moira
Com farinha de espelta ainda não tinha visto e parece-me boa ideia. Por acaso tenho em casa e tenho mesmo que experimentar fazer esta massa de pão. Estou tão habituada à MFP fazer tudo he he
ResponderEliminarMoira, a farinha de Espelta foi comprada no Celeiro. Também acho que há no Continente, na zona dos Biológicos. Beijinhos.
ResponderEliminarficou um pao muito bom de certeza-. achoq ue ja vi a farinha no continente.
ResponderEliminarbeijinhos