Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. No alimento se coloca ternura ou ódio. Na panela se verte tempero ou veneno. Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros. (Mia Couto - O Fio das Missangas)
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Caldo de carne caseiro
300 g carne sem nervos, cortada em pedaços
300 g legumes variados (aipo, cenouras, cebolas, alho, tomate), cortados em pedaços
4 raminhos ervas variadas, frescas (salva, alecrim), só as folhas
300g sal marinho grosso
30g vinho tinto
1 folha de louro
1 cravinho
Tradicional
Coloque todos os ingredientes na panela de pressão durante 40 minutos. Deixe arrefecer, pique tudo num robot de cozinha e guarde no congelador em cuvetes.
Bimby
Coloque os pedaços de carne no copo e pique 10 seg/vel 7. Retire para uma taça e reserve. Introduza todos os legumes e ervas no copo e pique 10 seg/vel 5. Adicione o sal, a carne reservada, o vinho, a folha de louro e o cravinho e programe 30 min/Varoma/vel 2, colocando sobre a tampa o cesto em vez do copo medida.
Retire o cesto, coloque o copo medida e misture 1 min/vel 10. Deixe arrefecer e guarde no congelador em cuvetes.
Fonte: Livro Base Bimby
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Nunca me teria lembrado de tal receita.. obrigada pela sugestão. São de certeza muito mais saudáveis que aqueles que compramos nos hipermercados.
Bjs
Ana
são mesmo 300 g de sal
Sim, são mesmo 300g de sal. Quando utilizamos estes caldos concentrados estamos a utilizá-los como se tratasse de sal. Por esta razão, as quantidades utilizadas em cada receita têm que ser mínimas.
Eu costumo fazer o de legumes, mas o meu não congela! Não percebo pq.. Mas como tem muito sal, aguenta muito bem no frigorífico! Cá em casa somos dois, e nunca se estragou caldinho nenhum.. Vou usando às colheres de chá!
Enviar um comentário