Mostrar mensagens com a etiqueta Queijo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Queijo. Mostrar todas as mensagens

sábado, 8 de março de 2014

Philadelphia caseiro (versão light)

Esta receita estava na lista de receitas para fazer há muito tempo. Encontrei-a no Forum Bimby e também no Petiscos. Não sou apreciadora de Philadelphia simples, mas utilizo-o muito em cheesecakes e em entradas, aromatizado com ervas, alho ou salmão. Como faço esta receita para utilizar como ingrediente, opto por não colocar sal. Assim posso utilizar em pratos doces ou salgados. A receita original pede 1 pacote inteiro de manteiga. Coloquei menos de metade, pois a manteiga é o ingrediente mais calórico desta receita. O queijo quark e as natas azedas têm pouca percentagem de gordura.
 
Experimentem, vale mesmo a pena. Em 5 minutos ficam com 800g de queijo creme. Além de mais saboroso, fica muito mais barato.
 

500 gramas de Queijo Quark
100 gramas de Manteiga
200 gramas de Nata Azeda

Coloque todos os ingredientes na Bimby e programe 5min/ 70º/Vel.4

Coloque num recipiente e guarde no frigorífico.

Nota: uma embalagem de 200g de queijo Philadelphia custa cerca de 1,78. Os 800g desta receita custam 2,50. Os ingredientes podem ser encontrados nos supermercados ALDI e LIDL (junto aos iogurtes gregos).

sábado, 1 de março de 2014

Dia um na cozinha...Pizza finíssima de queijo com pesto de espinafres

 
O grupo Dia Um na Cozinha lançou o desafio do mês de Março: fazer uma pizza.
Fazer uma pizza de raíz exige alguma preparação e tempo. Fazer uma massa fina e estaladiça nem sempre é fácil. É verdade que a massa filo não é a ideal para fazer uma pizza tradicional, mas se a deixarem bem estaladiça e se lhe juntarem os ingredientes certos para o recheio, vão ficar com uma pizza fantástica que podem fazer (do zero!) em de 30 minutos. Resistam à tentação e façam um pesto caseiro. Quem não tiver manjericão pode fazer com espinafres. Saudável e delicioso.
 

4 folhas de massa filo
Tomilho
Azeite e manteiga derretida nas proporções que desejar (cerca de 1/2 chávena)
1/2 embalagem de tomate cereja partido em pedaços
1 queijo Palhais Original

Para o pesto:
3 mãos cheias de folhas de espinafres
1 mão cheia de pinhões torrados numa frigideira
1 dente de alho picado
1 fio de azeite
sal, pimenta moida na altura
1 colher de sopa de queijo Ilha ralado

Tradicional e Bimby

Aqueça o forno a 200º. Entretanto estenda uma folha de massa filo num tabuleiro forrado a papel vegetal. Pincele toda a superfície com a gordura (em especial nas pontas) e salpique com tomilho. Repita até sobrepor 4 camadas de massa. Leve ao forno até dourar.

Entretanto faça o pesto, colocando numa frigideira o azeite e o alho picado (ou no copo da Bimby 5 min/100º/Vel1) e junte as folhas de espinafres lavadas e bem secas. Junte os restantes ingredientes e triture tudo (7seg/vel7).

Retire a base da massa do forno e espalhe o pesto , o tomate e os queijos sobre a massa. Salpique com tomilho.


Leve ao forno até que o queijo comece a derreter e sirva morno.

Fonte: Lorraine Pascale (receita alterada)
 

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Sopa de tomate com croutons

Aromática, saborosa e quente... ideal para estes dias frios.

Para 5 pessoas

Para a sopa:

5 tomates médios maduros (usei tomates congelados inteiros)
2 cebolas
3 dentes de alho
4 cenouras grandes
4 batatas médias
3 ovos cozidos e ralados
Sal, pimenta, oregãos ou alecrim
Azeite
Água
Queijo ralado (tipo Parmesão)

Tradicional

Pele os tomates e corte-os em pedaços. Corte uma cebola, pique e refogue com azeite e alho. Junte o tomate ao refogado e deixe cozer durante 20 minutos. Junte o sal e reserve.

Numa panela coloque o molho de tomate, a cebola, as batatas e as cenouras. Junte a água, o sal e deixe ferver. Quando os legumes estiverem cozinhados reduza-os a puré. Sirva com queijo ralado, croutons e ovo cozido picado. Salpique com oregãos ou alecrim e regue com um fio de azeite.

Bimby

Pique a cebola (só uma) e o alho 5 seg/vel5, junte o azeite e refogue 7min/vel1/100º.

Junte os restantes legumes, a água, o sal e coza 30min/vel1/100º

Reduza tudo a puré 1min/vel7.

Sirva com queijo ralado, croutons e ovo cozido picado. Salpique com oregãos ou alecrim e regue com um fio de azeite.


Croutons

Corte 4 fatias de pão alentejano em cubos e coloque-o num saco de plástico. Coloque também dentro do saco um fio de azeite, sal, pimenta, 4 alhos bem picados, alecrim ou oregãos. Agite bem para que os sabores se misturem. Retire do saco, leve ao forno a 200º até que o pão fique ligeiramente tostado.

sábado, 18 de janeiro de 2014

Hamburgers no forno

Muito práticos, os hamburgers podem ser preparados com antecedência e podem ser congelados. Podem ser fritos, mas prefiro colocá-los no forno.
 
 

500g de carne picada (pode ser metade de porco e metade de vaca)
1 molho pequeno de salsa
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 fio de azeite
1 colher de chá de margarina
1 colher de chá de alecrim fresco picado
Sumo de 1/2 limão
3 colheres de sopa de queijo ralado
50g de couscous e 75g de água
Sal e pimenta

Tradicional

Pique a salsa e reserve.

Pique a cebola com o alho e refogue em azeite e margarina.

Bimby

Pique a salsa 6seg/vel6 e reserve.

Pique a cebola com o alho 5seg/vel5 e refogue num fio de azeite e margarina/100º/vel colher .

Preparação

Ferva a água e junte o cuscus. Coloque num recipiente a água a ferver e o cuscus, tape e deixe cozinhar neste vapor durante 10 min.

Numa tigela envolva a carne, os temperos, a salsa, o queijo, o cuscus já cozido e a cebola refogada.

Molde os hamburgers, coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com azeite ou margarina e leve ao forno até dourar.

Acompanhe com batatas aos palitos assadas no forno e temperadas com azeite, sal, pimenta, mostarda, raspa de limão e alecrim.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Tarteletes de figo com queijo de cabra

Com esta receita me despeço de 2013. Desejo um 2014 muito feliz para todos!!!

Para quem anda em busca de inspiração para as entradas para logo à noite, aqui fica uma sugestão muito saborosa e rápida. Utilizei figos congelados, mas podem utilizar figos frescos, se a receita for confecionada no verão.


 
1 placa de massa folhada congelada
1 queijo Chèvre
8 figos
Sal qb
3 colheres de sopa de mel
Amêndoas laminadas torradas (opcional)
Fatias finíssimas de presunto (opcional)
 
Na véspera, retire os figos do congelador.
 
Forre umas formas de tartelete com a massa, pique com um garfo e leve ao forno.
 
Quando a massa começar a ficar cozida, parta cada figo em 4 partes, tempere com sal e coloque um figo por cima de cada pedaço de massa. Se desejar, pode envolver cada figo numa fatia de presunto. Leve ao forno até que os figos comecem a amolecer. Desligue o forno.
 
Junte uma fatia de queijo em cada tartelete e leve ao forno já desligado. Aguarde 5 minutos e deixe derreter ligeiramente o queijo.
 
Retire do forno, desenforme e junte um pouco de mel. Se desejar, salpique com amêndoas laminadas.
 
Nota: os figos podem congelar-se inteiros, dentro de sacos de congelação bem fechados. Pode guardá-los durante 1 ano.

sábado, 5 de outubro de 2013

Ovos do purgatório

Uma receita muito simples, mas de sabor surpreendente. Com esta receita, não há desculpas para não cozinhar. Em menos de 10 minutos, temos o jantar pronto.
 

Ingredientes (2 pessoas):

1 lata pequena de tomate em cubos
1 fio de azeite
1 dente de alho fresco ralado
Queijo parmesão (ralado na hora)
2 ovos biológicos
Flocos de malagueta (pouca quantidade)
Sal
Açúcar (opcional)
Comece por aquecer o azeite e ferver levemente o alho. Junte o tomate, os flocos, o sal,  refogue bem e escalfe os ovos neste molho. Retifique os temperos e junte uma pitada de açúcar de o tomate estiver ácido. Quando a clara estiver branca, está pronto. Evite cozer demasiado o ovo.
 
Sirva com manjericão fresco ou orégãos e molhe o pão no ovo. Fica excelente com foccacia de alecrim acabada de torrar.
 
Fonte: Nigella (receita ligeiramente alterada)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Salada fresca de atum com queijo de cabra

Para estes dias quentes de despedida do verão, uma salada deliciosa e refrescante para levar para o trabalho.
 

2 latas de atum em azeite (bem escorridas)
Folhas de alface
1 queijo Palhais Original cortado em cubos
3 tomates pequenos bem maduros
5 ameixas secas sem caroço
8 azeitonas pretas sem caroço
1 pêra madura cortada em tiras com a casca (opcional)

Para o molho:
2 iogurtes gregos
Algumas gotas de vinagre de framboesa
1 fio de azeite
1 colher de chá de mel
Sal e pimenta
Tempero de limão e salsa Espiga

Lave as folhas de alface e seque-as bem. Coloque-as na saladeira e disponha por cima os restantes ingredientes.

Para fazer o molho, envolva todos os ingredientes e sirva por cima da salada.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Camembert com tomilho e alecrim

Uma receita onde foi utilizado o delicioso Camembert da President, oferecido neste workshop.
 

1 queijo Camembert
Alecrim fresco qb
Tomilho fresco qb
Pimenta preta
1 fio de azeite
Alho em pó (opcional)

Coloque o queijo num recipiente que possa ir ao forno, cubra com os temperos e junte um fio de azeite. Leve ao forno a 200º até que comece a amolecer (se quiser manter a forma do queijo) ou deixe mais um pouco, até que o queijo comece a sair da sua casca.

Sirva com tostas ou com pão alentejano torrado.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ratatuille

A Joana do blogue Palavras que enchem a barriga (parabéns pelos 500 seguidores!!!) lançou um desafio vegetariano. Lembrei-me de participar com a minha versão de ratatuille. Não é a receita original, foi feita com base em diferentes receitas que encontrei e mais alguns ingredientes que me lembrei de acrescentar. Aprendi a dica do chá (para temperar os legumes) num curso Vaqueiro. É uma excelente ideia, experimentem.
 

1 courgette grande
1 beringela
2 tomates bem maduros
1 cebola grande
1 lata de polpa de tomate
2 dentes de alho
1 saqueta de chá (Príncipe)
1 colher de café de alho em pó
Sal, pimenta e azeite
Queijo da Ilha ralado (opcional)

Tradicional

Comece por fazer o molho de tomate. Pique a cebola e o alho e refogue em azeite. Junte o tomate e deixe apurar. Tempere com sal, pimenta e oregãos. Coloque no fundo de uma assadeira de barro.

Corte os legumes em rodelas finas e coloque-as em círculos por cima do molho, salpique com sal, pimenta e alho em pó. Abra a saqueta de chá e salpique o conteúdo pelos legumes. Junte o queijo e leve ao forno a gratinar.

Bimby

Comece por fazer o molho de tomate. Pique a cebola e o alho 5min/vel5  e refogue em azeite7min/100º/vel 1. Junte o tomate e deixe apurar 15min/100º/vel1. Tempere com sal, pimenta e oregãos. Coloque no fundo de uma assadeira de barro.

Corte os legumes em rodelas finas e coloque-as em círculos por cima do molho, salpique com sal, pimenta e alho em pó. Abra a saqueta de chá e salpique o conteúdo pelos legumes. Junte o queijo e leve ao forno a gratinar.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Workshop na casa do Chakall e Milfolhas de Snack President

A President lançou recentemente um novo produto, o queijo Snack à la française. Com casca fina, textura cremosa e sabor suave e delicado, este é o queijo prefeito para agradar a toda a família. Experimentem!

Fui uma das bloggers convidadas para um workshop na Casa Paladar, a casa do Chef Chakall. Além de ter sido um delicioso workshop, foi uma excelente oportunidade de conhecer fantásticas bloggers. 

Também estiveram presentes a Ana do Marmita,  a Dulce do Duxa's Kitchen, a Suzana do Gourmets Amadores, a Joana do Palavras que Enchem a Barriga,  a Ana do Receitas Fáceis, Rápidas e Saborosas, a Cristina do Salpicos Doces, a  Isabel do Three Fat Ladies, a Carla do Meu Tempero, a Helena do Cooking Book,  a Antónia do Shopping Spirit, a Cláudia do Azeitona Verde e a Raquel do Les Bons Vivants

Já era visitante assídua de todos eles, mas nunca tinha tido oportunidade de conhecer estas meninas pessoalmente. Foi sem dúvida um final de tarde divertido!


Aqui fica uma das receitas confeccionadas durante o workshop. 

Milfolhas de Snack Président


1 queijo Snack à la Française cortado às rodelas
1 Beringela. cortada às rodelas
1 Courgette cortada às rodelas
1 pimento grelhado
1 fatias de bacon
Azeite qb.
4 palitos

Corte tudo em fatias finas, com o tamanho das rodelas de queijo.
Torre a baguete, frite o bacon e, na mesma frigideira, os legumes.
Para servir empilhe todos os ingredientes e leve ao forno. 
Acompanhe com pesto e molho de tomate.

Brevemente irei publicar novas receitas com alguns dos produtos Président oferecidos durante o workshop.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Hamburgers aromáticos de porco

Quando me ofereceram alguns produtos Vaqueiro, pensei logo em utilizá-los em novas receitas.
 
 

500g de carne de porco picada
1 molho pequeno de coentros
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 fio de azeite
1 colher de chá de Vaqueiro para porco
1 colher de chá de alecrim fresco picado
3 colheres de sopa de queijo ralado
1/2 colher de chá de gengibre em pó
1/2 colher de chá de açafrão
50g de couscous e 75g de água
Sal e pimenta

Tradicional

Pique os coentros e reserve.

Pique a cebola com o alho e refogue em azeite e Vaqueiro para Porco.

Bimby

Pique os coentros 6seg/vel6 e reserve.

Pique a cebola com o alho 5seg/vel5 e refogue num fio de azeite e Vaqueiro para Porco7min/100º/vel colher .



Ferva a água e junte o cuscus. Coloque num recipiente a água a ferver e o cuscus, tape e deixe cozinhar neste vapor durante 10 min.

Numa tigela envolva a carne, os temperos, os coentros, o queijo, o cuscus já cozido e a cebola refogada.

Molde os hamburgers, coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com azeite e leve ao forno até dourar.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Queijo aromático gratinado Gran Capitain

A marca Gran Capitain acaba de lançar um queijo para tapas, já cortado em fatias e muito saboroso. Recebi recentemente uma amostra deste produto e já comecei a utilizá-lo como ingrediente em várias receitas. Esta é a minha primeira sugestão: uma entrada quente, muito aromática e fácil de fazer.
 
 

1 embalagem de queijo curado Grand Captain
1 ramo de alecrim fresco bem picado
1 pitada de Piripiri
1 dente de alho bem picado
1 colher de chá de oregãos secos

Coloque o queijo num prato que possa ir ao forno, salpique com os temperos e leve ao forno até que o queijo comece a ferver. Sirva imediatamente com pão alentejano.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Massa com abóbora, alho francês e laranja

Para comemorar o Dia Mundial da Massa, a Milaneza em colaboração com o blogue Cinco Quartos de Laranja lançaram um desafio: confecionar Um prato de massa Milaneza com um toque de laranja.
 
 

Para 4 pessoas
250g de macarrão Milaneza cozido em água e sal
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 abóbora manteiga
1 alho francês grande
1 fio de azeite
3 colheres de sopa de vinho branco
1/2 chávena de molho béchamel
Raspa de 2 laranjas
Queijo ralado para gratinar (mistura de 4 queijos)
Sal e pimenta

Tradicional

Pique a cebola com o alho e refogue em azeite. Junte a abóbora fatiada e o alho francês cortado em rodelas. Junte o vinho e deixe estufar até que o molho comece a evaporar. Tempere com sal e pimenta e envolva no macarrão já cozido. Envolva também o molho béchamel e a raspa de laranja. Salpique com o queijo e leve ao forno a gratinar.

Bimby

Pique a cebola com o alho 5seg/vel5 e refogue em azeite 7min/100º/vel.colher. Junte a abóbora fatiada e o alho francês cortado em rodelas. Junte o vinho e deixe estufar 20min/100º/vel. colher inversa. Tempere com sal e pimenta e envolva no macarrão já cozido. Envolva também o molho béchamel e raspa de laranja. Salpique com o queijo e leve ao forno a gratinar.

sábado, 7 de julho de 2012

Piza Portuguesa

Para a massa:
200ml de água
400g de farinha tipo 65
10g de fermento fresco
1 colher de chá de sal fino
1colher de chá de açúcar

1 colher de sopa de queijo ralado

 1colher de chá de orégãos
1 colher de sopa de azeite
Alho de moinho

Para o molho e guarnição:


1 chávena de molho de tomate
1 chávena de queijos variados (pode ser Mozarella, Flamengo, Parmesão)
1/2 chouriço picante
Azeitonas pretas descaroçadas para enfeitar (opcional)
Orégãos


Tradicional
Amasse todos os ingredientes e reserve a massa num local aquecido até duplicar de volume.

Bimby
No copo, coloque a água e o fermento e misture 1 min/37º/vel 2. Quando o tempo terminar adicione a farinha, o sal, o açúcar, os orégãos, o azeite e o alho. Amasse durante 3 min / vel espiga. Reserve a massa num lugar com uma temperatura constante durante pelo menos 2h para que dobre de volume ou coloque no forno a 50º durante 1h.

Montagem

Abra rodelas finas ou grossas com a ajuda de um rolo, enfarinhando bem a massa. Pique a massa com um garfo e leve ao forno quente durante 5 min. Junte o recheio: molho, queijo e chouriço. Leve ao forno a 200º durante 15 minutos ou até estar bem dourado. Decore com orégãos e azeitonas pretas descaroçadas.

domingo, 27 de maio de 2012

Lacinhos com atum e Compal da Horta

A Compal lançou-me um desafio delicioso: experimentar o novo molho Compal da Horta e publicar receitas onde foi utilizado este molho como ingrediente principal. Já comecei a fazer experiências e aqui fica a primeira. É uma excelente alternativa quando não temos tempo de fazer o molho, pois o tomate já está refogado e já tem temperos, cebola, alho e azeite.



Para 2 pessoas

Lacinhos cozidos al dente
200g de molho de tomate Compal da Horta
1 lata de atum
1 pitada de sal
1 colher de chá de açúcar

Aqueça o molho, junte uma pitada de sal e outra de açúcar. Junte o atum, envolva nos lacinhos e sirva com uma colher de sopa de iogurte grego e queijo parmesão ralado.

domingo, 6 de maio de 2012

A minha francesinha

Esta não é a versão tradicional de francesinha. Depois de algumas experiências, decidi criar esta versão menos calórica e menos enjoativa. A quantidade indicada de molho é excessiva para 2 pessoas (é mais ou menos o dobro), mas podem congelar a porção que sobrar.


Para a francesinha:

2 bifes de vaca muito tenros cortados finos temperados com alho e sal e fritos num fio de azeite
1 salsicha fresca (só a parte interior, salteada num fio de azeite numa frigideira bem quente)
4 fatias de chourição (fritos levemente na própria gordura)
2 ovos estrelados
4 fatias de pão de forma (de padaria) torradas na torradeira
4 fatias de queijo flamengo
2 fatias de mortadela (opcional)

Para o molho:
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 cervejas
2 caldos de carne caseiro
Aparas dos bifes
2 folhas de louro
1 colher de (sopa) de margarina
50 ml de Porto
100 ml Whisky
2 colheres de (sopa) de maizena
200 ml de polpa de tomate
1 fatia de chourição
1 copo de leite
1 malagueta sem o interior
1 colher de chá de mel
Azeite
Sal

Tradicional
Molho: Comece por picar a cebola e o alho e refogue. Junte o tomate, o louro, o mel e os restantes temperos. Acrescente o caldo de carne, as aparas da carne e as bebidas. Deixe estufar durante meia hora, retire a folha de louro, a malagueta e as aparas de carne. Triture tudo com a varinha mágica. Dissolva bem a maizena com o leite e junte ao molho. Deixe engrossar, mexendo sempre para não pegar. Rectifique os temperos e acrescente sal se necessário.

Bimby
Molho: Comece por picar a cebola e o alho 5seg/vel5 e refogue 7 min/100º/vel1.

Junte o tomate, o louro, o mel e os restantes temperos. Acrescente o caldo de carne, as aparas da carne e as bebidas. Deixe estufar 30min/100º/vel1, retire a folha de louro, a malagueta e as aparas de carne. Triture tudo 1 min/vel7-8. Dissolva bem a maizena com o leite e junte ao molho. Deixe engrossar 5 min/90º/vel4.

Rectifique os temperos e acrescente sal se necessário.

Montagem: Faça uma sandes com os ingredientes. Cubra com queijo, coloque no centro de um prato de pirex e leve ao forno a gratinar. Coloque por cima de cada sandes um ovo estrelado e cubra com o molho bem quente. Acompanhe com batatas fritas caseiras cortadas em palitos.

sábado, 24 de março de 2012

Lasanha de salmão com brócolos

Salmão e brócolos: uma combinação deliciosa. Aqui fica uma sugestão bem diferente da tradicional lasanha de carne, que fui buscar ao No Soup for You. Gasparzinha, fica mesmo uma delícia!

Para 2 a 3 pessoas:
300g de brócolos
5 cogumelos inteiros
2 dentes de alho
Azeite
Sal e pimenta
2 postas de salmão
800g de leite
1 fio de azeite
30g de farinha
Sal e pimenta
Massa de lasanha
Queijo da Ilha para polvilhar
Bimby
Lave e separe os brócolos em floretes.Disponha-os na varoma juntamente com os cogumelos, coloque 1 litro de água no copo e marque: 20 min, temp varoma, vel 1. Reserve.(se não for utilizar sobras e quiser cozinhar também o peixe, coloque os brócolos por cima no tabuleiro da varoma e o peixe por baixo e marque 25 min). Reserve.
Deite os alhos no copo: 4 seg, vel 5.Junte um fio de azeite que cubra o fundo do copo e seleccione 2 min, temp varoma, vel 1.Junte os brócolos e marque 2 min, temp varoma, vel 1 2 seg, vel 4. Reserve.
Deite no copo o leite, junte a farinha e o azeite, tempere com sal e pimenta e marque 8 min, temp 90º, vel 4.Enquanto isso, corte os cogumelos em fatias finas e retire as espinhas e peles ao salmão, lascando-o depois grosseiramente.
Montagem:Cubra o fundo do tabuleiro com um pouco de bechamel e disponha 2 placas de massa.Cubra com 1/3 dos brócolos e por cima metade do peixe lascado. Deite apenas um pouco de bechamel e faça outra camada de massa.Por cima disponha mais 1/3 de brócolos e depois os cogumelos laminados. Deite mais um pouco de bechamel e faça outra camada de massa.Por fim, deite os restantes brócolos e peixe, regue com mais um pouco de bechamel e termine com outra camada de massa.Para finalizar cubra com mais bechamel e polvilhe com o queijo ralado.
Leve ao forno a 180ºC por 30 min e deixe descansar 10 min antes de servir.
Tradicional
Lave e separe os brócolos em floretes e coza-os, de preferência a vapor (se não for utilizar sobras, coza também o peixe). Reserve.Pique os alhos, deite-os no azeite quente e salteie os brócolos uns 2 min. Reserve e repita com os cogumelos laminados, até que soltem os sucos e estes evaporem.Aqueça a manteiga até derreter e junte a farinha. Mexa bem, para que a farinha coza.
Vá juntando o leite com o azeite e a farinha, aos poucos, mexendo sempre entre cada adição para não formar grumos, mantendo o lume brando. Quando o leite terminar, o molho deve estar homogéneo. Tempere com sal, pimenta e a noz-moscada. Enquanto isso, retire as espinhas e peles ao salmão, lascando-o depois grosseiramente.
Montagem:Cubra o fundo do tabuleiro com um pouco de bechamel e disponha 2 placas de massa.Cubra com 1/3 dos brócolos e por cima metade do peixe lascado. Deite apenas um pouco de bechamel e faça outra camada de massa.Por cima disponha mais 1/3 de brócolos e depois os cogumelos laminados. Deite mais um pouco de bechamel e faça outra camada de massa.Por fim, deite os restantes brócolos e peixe, regue com mais um pouco de bechamel e termine com outra camada de massa.Para finalizar cubra com mais bechamel e polvilhe com o queijo ralado.Leve ao forno a 180ºC por 30 min e deixe descansar 10 min antes de servir.

Fonte: No soup for you (receita com algumas alterações)

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Massa com courgette



Para 2 pessoas

Esparguete qb
1 courgette
4 dentes de alho
5 azeitonas verdes recheadas
1 fio de azeite Virgem Extra Espiga
Sal e pimenta
Salpique com queijo e mangericão fresco ou tomilho

Coza o esparguete em bastante água e sal conforme as indicações na embalagem e reserve.

Numa panela, aqueça bem o azeite e refogue os alhos. Junte a courgette cortada em cubos pequenos, as azeitonas, o sal e a pimenta. Quando a courgette estiver macia junte a massa e sirva imediatamente, salpicando com queijo e mangericão ou tomilho.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Quiche de alho francês

Para a massa

250g de farinha de trigo sem fermento
50g de farinha de trigo para bolos
70g de água
70g de margarina
20g de azeite
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de açúcar

Para o recheio

2 alho francês
1 cebola grande
20g de Azeite Virgem Extra Espiga
1 fio de vinho branco (opcional)
1/2 chávena de queijo Mozarella
3/4 chávena de leite
3 ovos inteiros
Sal e pimenta

Tradicional

Para a massa, amasse bem todos os ingredientes e forre uma tarteira com a massa da quiche. Pique-a com um garfo e leve ao forno a 200º durante 20 min. Pique a cebola e refogue com o azeite. Parta o alho francês em rodelas finas, junte-as à cebola e deixe cozinhar até que fiquem cozidas. Se os legumes libertarem pouca água junte um pouco de vinho. Tempere com pouco sal.

Numa tigela misture o leite e os ovos. Se os ovos forem pequenos junte mais um pouco de leite. Junte o queijo, a pimenta e misture bem. Quando a massa estiver pronta retire-a do forno. Junte os legumes refogados e verta por cima o creme.

Bimby

Para a massa, amasse bem todos os ingredientes 1seg/Vel6 e forre uma tarteira com a massa da quiche. Pique-a com um garfo e leve ao forno a 200º durante 20 min. Pique a cebola 5seg/Vel5 e refogue com o azeite 7 min/Vel colher/100º.

Junte o alho francês à cebola e deixe cozinhar até que os legumes fiquem macios 20min/Vel colher/100º. Se os legumes libertarem pouca água junte um pouco de vinho. Tempere com pouco sal.

Numa tigela misture o leite e os ovos. Se os ovos forem pequenos junte um pouco de leite.

Junte o queijo e a pimenta e misture bem. Quando a massa estiver pronta retire-a do forno. Junte os legumes refogados e verta por cima o creme.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Uma receita para a Maria: Massa simples de tomate com oregãos


A Moira comemora mais um aniversário do Tertúlia de Sabores e convidou-nos a participar num desafio muito original. A Maria é voluntária das Nações Unidas em Timor e tem uma cozinha com bastantes limitações, não só em ingredientes mas também em utensílios. Para ajudar a Maria, decidi criar uma receita simples, cujos ingredientes utilizados foramretirados da pequenina lista da Maria.

Massa (pode ser esparguete, fusili, etc.)
Tomate (pode ser fresco ou em lata)
Cebola e alho picados
Oregãos
Óleo
Sal e pimenta
Atum em lata (opcional)
Queijo (opcional)

Coza a massa conforme as indicações na embalagem e reserve.

Refogue o tomate com o óleo e a cebola e o alho picados. Deixe apurar e tempere com sal e oregãos.

Junte o molho à massa e sirva simples ou acrescente o atum e o queijo.