Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. No alimento se coloca ternura ou ódio. Na panela se verte tempero ou veneno. Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros. (Mia Couto - O Fio das Missangas)
sexta-feira, 15 de março de 2013
Pão de cálcio com pepitas de chocolate
domingo, 10 de fevereiro de 2013
Croutons
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Rolos de canela
1 colher de chá de leite em pó gordo (opcional)
70g de açúcar amarelo
10g de fermento fresco
1 colher de café de sal
3 ovos
480g de farinha tipo 55
Para o recheio:
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
Amasse bem todos os ingredientes e deixe levedar até dobrar de volume.
Bimby
Coloque no copo o fermento com o leite e programe 3 min/temp mínima/vel2
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Açorda alentejana de bacalhau na Bimby
10 dentes de alho
50 g coentros
50 g azeite, mais q.b. p/ pincelar
6 ovos
1500 g água (reduzi depois para 1000g, para evitar que saísse do copo ao ferver)
500 g bacalhau demolhado, cortado em pedaços
100 g pimento verde, cortado em tiras finas
300 g pão alentejano, cortado em fatias finas
Coloque no copo o alho, os coentros e o azeite e pique 8 seg/vel 5. Retire e reserve.
Forre o copo de medida com película aderente, pincele com azeite, abra um ovo para dentro do copo e feche formando um embrulho. Coloque na Varoma e repita o processo para os restantes ovos. Reserve.
Coloque no copo a água, o bacalhau, um fio de azeite e a Varoma e programe 20 min/Varoma/vel 1.
Retire a pele e espinhas do bacalhau. Adicione ao azeite com coentros reservado as lascas de bacalhau, a água da cozedura e o pimento. Sirva com fatias de pão alentejano e os ovos.
Versão tradicional: A versão tradicional já foi publicada aqui
Fonte: Esta receita foi retirada do Mundo Receitas Bimby e está também disponível no livro "De Santarém... a Évora".
domingo, 6 de maio de 2012
A minha francesinha
Para a francesinha:
2 bifes de vaca muito tenros cortados finos temperados com alho e sal e fritos num fio de azeite
1 salsicha fresca (só a parte interior, salteada num fio de azeite numa frigideira bem quente)
4 fatias de chourição (fritos levemente na própria gordura)
2 ovos estrelados
4 fatias de pão de forma (de padaria) torradas na torradeira
4 fatias de queijo flamengo
2 fatias de mortadela (opcional)
Para o molho:
1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 cervejas
2 caldos de carne caseiro
Aparas dos bifes
2 folhas de louro
1 colher de (sopa) de margarina
50 ml de Porto
100 ml Whisky
2 colheres de (sopa) de maizena
200 ml de polpa de tomate
1 fatia de chourição
1 copo de leite
1 malagueta sem o interior
1 colher de chá de mel
Azeite
Sal
Tradicional
Molho: Comece por picar a cebola e o alho e refogue. Junte o tomate, o louro, o mel e os restantes temperos. Acrescente o caldo de carne, as aparas da carne e as bebidas. Deixe estufar durante meia hora, retire a folha de louro, a malagueta e as aparas de carne. Triture tudo com a varinha mágica. Dissolva bem a maizena com o leite e junte ao molho. Deixe engrossar, mexendo sempre para não pegar. Rectifique os temperos e acrescente sal se necessário.
Bimby
Molho: Comece por picar a cebola e o alho 5seg/vel5 e refogue 7 min/100º/vel1.
Junte o tomate, o louro, o mel e os restantes temperos. Acrescente o caldo de carne, as aparas da carne e as bebidas. Deixe estufar 30min/100º/vel1, retire a folha de louro, a malagueta e as aparas de carne. Triture tudo 1 min/vel7-8. Dissolva bem a maizena com o leite e junte ao molho. Deixe engrossar 5 min/90º/vel4.
Rectifique os temperos e acrescente sal se necessário.
Montagem: Faça uma sandes com os ingredientes. Cubra com queijo, coloque no centro de um prato de pirex e leve ao forno a gratinar. Coloque por cima de cada sandes um ovo estrelado e cubra com o molho bem quente. Acompanhe com batatas fritas caseiras cortadas em palitos.
sábado, 24 de dezembro de 2011
Bacalhau espiritual
Um excelente natal para todos e um fantásico 2012!!!
450 grs de bacalhau300 grs de cenouras
100 grs de azeite
200 grs de pão
200 grs de cebolas
2 alhos (coloquei 4 dentes)
Sal e pimenta q.b.
Pão-ralado (usei aromatizado com alho, sal, pimenta e salsa)
Para o Bechamel:
250 grs. leite
200 grs. natas (usei iogurte grego)
60 grs. farinha
50 grs. manteiga (usei um fio de azeite)
Sal, pimenta, noz moscada q.b.
Tradicional
Coza o bacalhau e desfie-o. Reserve a água. Demolhe o pão na água de cozer o bacalhau e reserve.
Coloque o azeite numa panela, junte a cebola, as cenouras e os alhos muito bem picados e refogue.
Adicione o bacalhau, previamente desfiado e o pão bem escorrido. Deixe cozer mexendo sempre para não pegar. Tempere com sal e pimenta, tendo em atenção o sal do bacalhau. Se verificar que está ligeiramente seco, adicione um pouco da água de cozer o bacalhau.
Deite num pirex e junte o béchamel. Para fazer o béchamel sem bimby aqui estão algumas dicas. Incorpore o iogurte e coza durante mais uns minutos. Deite o molho bechamel no pirex e envolva no bacalhau, guardando um pouco para cobrir o pirex. Polvilhe com pão ralado, e leve ao forno a gratinar.
Bimby
Coza o bacalhau e desfie-o. Reserve a água. Demolhe o pão na água de cozer o bacalhau e reserve.
Coloque o azeite no copo e programe 3 Min. Tempº Varoma, Vel. 2. Quando terminar este tempo, adicione a cebola, as cenouras e os alhos e pique 20 Seg. na Vel. 3 ½. Verifique se ficou tudo bem triturado, caso contrário, programe mais alguns segundos na mesma velocidade.
Seguidamente, programe 15 Min. Tempº Varoma, Vel. 2. Mexa duas ou três vezes com a espátula durante a cozedura. Adicione o bacalhau, previamente desfiado e o pão bem escorrido. Programe 8 Min. Temp 100º, Vel 1 ½ . Tempere com sal e pimenta, tendo em atenção o sal do bacalhau. Se verificar que está ligeiramente seco, adicione um pouco da água de cozer o bacalhau.
Deite num pirex e, sem lavar o copo, prepare o molho bechamel: deite todos os ingredientes no copo, excepto o iogurte, e programe 3 Min. Tempº 85º, Vel. 4. Incorpore o iogurte pelo bucal da tampa, e programe mais 5 Min à mesma tempº e velocidade.Deite o molho bechamel no pirex e envolva no bacalhau, guardando um pouco para cobrir o pirex. Polvilhe com pão ralado, e leve ao forno a gratinar.
Fonte: Receita inspirada no Fórum Bimby (Guigas). Receita alterada.
domingo, 16 de outubro de 2011
Pão com farinha de alfarroba

300ml de água morna
1,5 colher de café de sal grosso
0,5 colher de sopa de açúcar amarelo
500g farinha de trigo tipo 65
20g farinha de alfarroba
1/3 de cubo de fermento fresco
Tradicional (MFP)
Faça o pão colocando na cuba os ingredientes pela ordem indicada. O fermento fresco deve ser esfarelado por cima da farinha. Escolha o menu de pão branco.
Bimby
Coloque todos os ingredientes no copo e amasse Vel. espiga durante 2 min.
Molde o pão em forma de bola e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha (a bola forma-se mais facilmente se colocarmos a massa no tabuleiro, moldarmos em forma de rectângulo e dobrarmos como se fosse um envelope. Depois viramos ao contrário e a parte mais lisa fica virada para cima).
Deixe levedar novamente até dobrar de volume. A levedação é facilitada se ligarmos o forno a 50º e se deixarmos a massa crescer durante 30 a 45 minutos (ou se deixarmos lá dentro o pão com o forno frio durante 3h).
Se quiser, pode cobrir a massa com papel celofane para não secar e/ou pincelar com azeite.
Ligue o forno a 200º e coloque lá dentro um recipiente com água para manter a humidade dentro do forno.
Deixe cozer durante 30 a 40 min. e, depois de cozido, deixe arrefecer numa grelha.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Bruschetta de salmão fumado
Pão alentejano
Salmão fumado salpicado com limão
Molho de iogurte com mostarda: iogurte natural, sumo de limão, mostarda à antiga, sal e pimenta e uma colher pequena de compota de figo (ou mel)
Rúcula
Parta o pão em fatias bem finas e torre na torradeira (pode esfregá-lo com alho). Por cima de cada fatia, coloque o salmão temperado com salpicos de limão. Cubra com o molho de iogurte e a rúcula.
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Pão de oregãos e mozzarella
300ml de água morna
1,5 colher de café de sal grosso
0,5 colher de sopa de açúcar amarelo
520g farinha de trigo tipo 65
1/3 de cubo de fermento fresco
2 colheres e sopa de oregãos
100g de mozzarella ralada
Tradicional (MFP)
Faça o pão branco colocando na cuba os ingredientes pela ordem indicada. O fermento fresco deve ser esfarelado por cima da farinha. Escolha o menu 2 (pão francês) e quando a máquina apitar junte os oregãos e a mozzarella.
Bimby
Coloque todos os ingredientes no copo e amasse Vel. espiga durante 2 min.
Molde o pão em forma de bola e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha (a bola forma-se mais facilmente se colocarmos a massa no tabuleiro, moldarmos em forma de rectângulo e dobrarmos como se fosse um envelope. Depois viramos ao contrário e a parte mais lisa fica virada para cima).
Deixe levedar novamente até dobrar de volume. A levedação é facilitada se ligarmos o forno a 50º e se deixarmos a massa crescer durante 30 a 45 minutos (ou se deixarmos lá dentro o pão com o forno frio durante 3h). Se quiser, pode cobrir a massa com papel celofane para não secar e/ou pincelar com azeite.
Ligue o forno a 200º e coloque lá dentro um recipiente com água para manter a humidade dentro do forno. Deixe cozer durante 30 a 40 min. e, depois de cozido, deixe arrefecer numa grelha.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Pão com fiambre, queijo e azeitonas
320ml de leite com um ovo dentro da medida
20g de fermento padeiro fresco
1 colher (sopa) de açúcar
30g (2 colheres de sopa) de óleo alimentar Espiga ou manteiga derretida
620g de farinha de trigo T65
2-4 colheres (sopa) de leite em pó
10g de sal
300g de fiambre fatiado
200g de queijo fatiado
Passas de uva (sultanas) q.b.
Azeitonas recheadas com pimentos qb
Óleo em spray para untar Espiga (se utilizar forma)
Tradicional (MFP)
Amorne o leite e coloque na forma da MFP. Junte o fermento e agite a forma para desfazer o fermento. Junte o açúcar, o óleo, a farinha, o leite em pó e o sal. Ligue a máquina do ciclo de "pão branco".
Quando faltar 1h15 para terminar o programa retire a massa para a pedra enfarinhada. Divida a massa em 3 bolas. Estique em rectângulo cada uma delas em separado, com o rolo da massa, tendo o cuidado de enfarinhar bem. Cubra com as passas de uva, o queijo, as azeitonas e as fatias de fiambre, algumas sobrepostas. Enrole a massa. Faça o mesmo à restante massa.
Corte cada rolo em porções de 7-8cm de comprimento e coloque-os na forma. tenha o cuidado de não deixar o fiambre em contacto com a forma para não queimar. Se sobrarem alguns, apertam-se os anteriores até caberem todos na mesma camada.
Desenforme e deixe arrefecer numa grelha antes de fatiar.
Se não tiver MFP pode utilizar o forno convencional, colocando a massa assim cortada num tabuleiro, ou forma de pão ou de bolo inglês.
Bimby
Amorne o leite 1 min/37º/Vel1 e junte o fermento. Junte o açúcar, o óleo, a farinha, o leite em pó e o sal. Amasse Vel. espiga durante 2 min. Deixe levedar até que duplique de volume.
Retire a massa do copo e divida-a em em 3 bolas. Estique em rectângulo cada uma delas em separado, com o rolo da massa, tendo o cuidado de enfarinhar bem. Cubra com as passas de uva, o queijo, as azeitonas e as fatias de fiambre, algumas sobrepostas. Enrole a massa. Faça o mesmo à restante massa.
Corte cada rolo em porções de 7-8cm de comprimento e coloque-os numa forma para pão bem untada (usei óleo em spray Espiga) e enfarinhada. Tenha o cuidado de não deixar o fiambre em contacto com a forma para não queimar. Se sobrarem alguns, apertam-se os anteriores até caberem todos na mesma camada. Deixe levedar mais um pouco e leve ao forno aquecido durante 30 a 40 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer numa grelha antes de fatiar.
Fonte: Pão, Bolos & Cia (Pão de fiambre e passas) receita alterada
domingo, 16 de janeiro de 2011
Pão tipo alentejano com aveia e linhaça
380g de água
1 bola de massa fermentada (massa do pão que se fez anteriormente, do tamanho de uma bola de ténis, guardada no frigorífico durante 3 dias)
1 colher de chá de sal
400g de farinha tipo 65
100g de flocos de aveia
10g de fermento fresco de padeiro
1 colher de sopa de sementes de linhaça
MFP
Coloque todos os ingredientes pela ordem indicada e inicie o programa Pão Branco.
Bimby
Coloque todos os ingredientes no copo e amasse Vel. espiga durante 2 min.
Molde o pão e coloque-o numa forma própria para pão, previamente forrada com papel vegetal, untada com manteiga (usei o spray da Espiga) e polvilhada com farinha.
Deixe levedar novamente até dobrar de volume. A levedação é facilitada se ligarmos o forno a 50º e se deixarmos a massa crescer durante 30 a 45 minutos (ou se deixarmos lá dentro o pão com o forno frio durante 3h). Se quiser, pode cobrir a massa com papel celofane para não secar e/ou pincelar com azeite.
Ligue o forno a 200º e coloque lá dentro um recipiente com água para manter a humidade dentro do forno. Deixe cozer durante 30 a 40 min. e, depois de cozido, deixe arrefecer numa grelha.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Pão básico
300 ml de água tépida
1,5 colher de chá de sal
0,5 colher de sopa de açúcar
520g de farinha tipo 65
1/3 de cubo de fermento de padeiro
MFP
Coloque todos os ingredientes pela ordem indicada e inicie o programa Pão Branco.
Bimby
Coloque todos os ingredientes no copo e amasse Vel. espiga durante 2 min.
Molde o pão em forma de bola e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha (a bola forma-se mais facilmente se colocarmos a massa no tabuleiro, moldarmos em forma de rectângulo e dobrarmos como se fosse um envelope. Depois viramos ao contrário e a parte mais lisa fica virada para cima).
Deixe levedar novamente até dobrar de volume. A levedação é facilitada se ligarmos o forno a 50º e se deixarmos a massa crescer durante 30 a 45 minutos (ou se deixarmos lá dentro o pão com o forno frio durante 3h). Se quiser, pode cobrir a massa com papel celofane para não secar e/ou pincelar com azeite.
Ligue o forno a 200º e coloque lá dentro um recipiente com água para manter a humidade dentro do forno. Deixe cozer durante 30 a 40 min. e, depois de cozido, deixe arrefecer numa grelha.
Fonte: Livro de Receitas Tefal Home Bread XXL
sábado, 16 de outubro de 2010
World Bread Day: Pão de flocos de centeio e gérmen de trigo

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Pão. Com o objectivo de promover o consumo e a confecção deste alimento tão saudável, chegámos à 5ª edição do World Bread Day, dinamizada pelo blogue 1x Umrühren Bitte! O desafio estende-se a todo o Mundo e consiste em convidar todas as pessoas a fazerem pão ou apenas falarem sobre este alimento.
280 g de água morna
450g de farinha tipo 65
25g de flocos de centeio
25g de germen de trigo
1 colher e meia de chá de sal
1 bola de massa velha (massa retirada de um pão que tenha feito anteriormente, guardada no frigorífico durante 3 dias)
10g de fermento fresco de padeiro
Tradicional (MFP)
Coloque na cuba todos os ingredientes e inicie o programa Amassar.
Bimby
Coloque todos os ingredientes e amasse Vel. espiga durante 2 min.
Molde o pão em forma de bola e coloque num tabuleiro polvilhado com farinha (a bola forma-se mais facilmente se colocarmos a massa no tabuleiro, moldarmos em forma de rectângulo e dobrarmos como se fosse um envelope. Depois viramos ao contrário e a parte mais lisa fica virada para cima).
Com uma faca afiada faça vários cortes paralelos e deixe levedar novamente até dobrar de volume (também pode optar por fazer estes cortes no final da levedação, mesmo antes de o cozer). A levedação é facilitada se ligarmos o forno a 50º e se deixarmos a massa crescer durante 30 a 45 minutos (ou se deixarmos lá dentro o pão com o forno frio durante 2h). Se quiser, pode cobrir a massa com papel celofane para não secar e/ou pincelar com azeite.
Retire o tabuleiro do forno enquanto este aquece e coloque de novo o pão quando o forno atingir os 200º (retire o papel celofane). Coloque no fundo um recipiente com água para criar humidade e permitir que a codea do pão fique bem estaladiça. Coloque o pão no forno cerca de 45 min, desligue o forno e deixe o pão cozer mais 10 minutos. Retire do forno e arrefeça em cima de uma grelha.
Nota: Se não tiver massa velha coloque 20g de fermento fresco
domingo, 15 de agosto de 2010
Pão integral de iogurte
305ml de água misturada com um iogurte natural
1 e meia colher de chá de sal
2 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de sopa de açúcar
420g de farinha tipo 65
60g de farinha integral
Coloque todos os ingredientes na cuba por esta ordem e programe a máquina para "pão integral". Quando estiver pronto, arrefeça em cima de uma grelha e corte em fatias.
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Pão saloio fofíssimo
domingo, 13 de junho de 2010
Pão de queijo Mineiro
500g de polvilho (utilizei metade de polvilho azedo e metade de polvilho doce)
250 ml de leite
175 ml de óleo
3 ovos
1 colher chá de sal
200 g de queijo de Minas ralado (como não encontrei queijo de Minas utilizei Manchego)
Tradicional
Coloque o polvilho numa tigela grande .Aqueça o leite com o óleo e quando estiver quase a ferver despeje sobre a farinha.Mexa com uma colher de pau e deixe arrefecer um pouco. Amasse a mistura até formar uma massa homogénea e adicione os ovos, um a um.Junte o sal e o queijo ralado e amasse novamente . É normal a massa ficar pegajosa. Cubra a tigela com película aderente e ponha no frigorífico até ao dia seguinte.Molde bolinhas, do tamanho de um ovo pequeno, e leve-as ao forno num tabuleiro,que não precisa de ser untado. Deixe-as assar a 180ºC até ficarem douradinhas, aproximadamente 30 minutos. Deixe arrefecer as bolas dentro do forno, com a porta aberta. Dá cerca de 30 pãezinhos(consoante o tamanho que os moldar).
Bimby
Coloque no copo o leite, o óleo e o sal ,seleccione 7 minutos/ 90° / velocidade 1.Deite o polvilho de uma só vez e misture 20 segundos, na velocidade 6.Deixe arrefecer alguns minutos.Junte os ovos e o queijo, bata 1 minuto, na velocidade 6.Passe o preparado para uma tigela e leve-a ao frigorifico até ao dia seguinte. Molde bolinhas, do tamanho de um ovo pequeno, e leve-as ao forno num tabuleiro,que não precisa ser untado.Asse a 180º C até ficarem douradinhas, aproximadamente 30 minutos. Deixe arrefecer as bolas dentro do forno, com a porta aberta. Dá cerca de 30 pãezinhos (consoante o tamanho que os moldar).
Fonte: Sabores de Canelaquarta-feira, 7 de abril de 2010
Pão com azeitonas
Para a esponja:
200ml de água morna
1,5 colher (chá) de fermento biológico seco
200g de farinha
Para a massa:
50ml de azeite
50ml de água morna
300g de farinha
1 colher (chá) de sal
200g de azeitonas pretas partidas
Oregãos qb (não estava na receita original)
Tradicional ou MFP
Numa tigela ou na cuba da MFP colocar a água, o fermento e a farinha inicial. Mexer ou iniciar o programa "massa" apenas para unir os ingredientes, desligar. Reservar 1,5h.Juntar numa bacia maior, ou na cuba da MFP, os restantes ingredientes com excepção das azeitonas. Amassar à mão ou seleccionar o programa "massa".
Bimby
Faça primeiro a esponja, colocando os ingredientes no copo e utilizando a velocidade espiga por 3 min. Reserve por 1,5h. Junte os restantes ingredientes (excepto as azeitonas), amasse mais uma vez por 3 min. vel. espiga. Deixe levedar durante 2h ou até dobrar de volume.Assim que estiver bem amassado, ou no fim de amassar na MFP retirar a massa, na pedra enfarinhada juntar as azeitonas (bem secas) e os oregãos e misturar bem. Deixar levedar 1,5h ou deixar terminar o programa "massa" da MFP.
Tender pequenas bolas, na pedra enfarinha e dispor num tabuleiro. Pincelar com azeite, esperar mais 45min. Levar ao forno a 180ºC durante 20-25min., ou até estarem dourados.
Retirar e deixar arrefecer numa grelha.
Fonte: Pão, Bolos e Companhia
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Pão de farelo de trigo
domingo, 17 de janeiro de 2010
Pão de queijo e fiambre
50g de margarina
1,5 colher de café de sal (medidor da máquina)
1,5 colher de chá de sopa de açúcar (medidor da máquina)
495g de farinha de trigo tipo 65
1/3 cubo de fermento fresco
sábado, 2 de janeiro de 2010
Pão alentejano na Bimby
250g de água morna
160g de massa fermentada*
5g de fermento fresco
1 bola de massa velha
500g de farinha tipo 65
1 colher e meia (chá) de sal
Coloque todos os ingredientes na Bimby e envolva 20 seg. vel. 5. Depois amasse 3 min. vel. espiga. Retire um pouco de massa para o próximo pão (o equivalente a uma bola de ténis) e guarde esta bola no frigorífico dentro de um recipiente fechado. Retire a massa do copo da Bimby e forme uma bola. Deixe levedar num local aquecido durante 1 hora ou até dobrar de volume (deixei 1h no forno a 50 graus e mais 2h fora do forno). Num tabuleiro de ir ao forno, forme o pão e deixe levedar mais 45 minutos em local aquecido. No forno, não se esqueça de colocar um recipiente com água para que a côdea fique estaladiça. Com o forno a 200º coza o pão durante 45 minutos. Deixe arrefecer numa grelha.
* Segundo Treuille e Ferrigno (1998) a massa fermentada faz-se da seguinte forma: num frasco, polvilhe 2 colheres de fermento seco em 325 ml de água e mexa para dissolver. Junte 250g de farinha de trigo tipo 65 com uma colher de pau. Cubra o fraco com um pano e deixe fermentar à temperatura ambiente durante pelo menos 2 dias e no máximo 3 dias. Mexa a mistura duas vezes por dia. Quando quiser gastar a massa fermentada (por ex. os 160g que necessita para esta receita) junte 80g de água e 80g de farinha, mexa tudo com uma colher de pau e deixe fora do frigorífico durante 12h. Volte a guardar a massa no frigorífico e utilize-a sempre que fizer pão, assim pode reduzir a quantidade de fermento utilizada.
Fonte: Pão - Como Fazer à Mão ou à Máquina. Eric Treuille & Ursula Ferrigno. Porto: Civilização Editores.



