Mostrar mensagens com a etiqueta Natas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natas. Mostrar todas as mensagens

domingo, 24 de março de 2013

Doce de manga do Valter (Pudim Boca Doce)

O prazo para a entrega das participações do passatempo Boca Doce termina hoje, mas ainda têm mais algumas horas para enviar a vossa participação. Para participar basta fazerem uma receita com pudins Boca Doce, tirar uma foto, colocar um gosto aqui e aqui e enviar para receitasdapatanisca@gmail.com Podem enviar receitas novas ou antigas, têm é que ser da vossa autoria. Já recebemos dezenas de participações, vai ser difícil escolher apenas cinco!!
 
Depois de ver tantos doces deliciosos, também quis utilizar um pudim Boca Doce para fazer a sobremesa do jantar. Lembrei-me de um doce que já faço há muitos anos e que já está no meu velho caderno de receitas há muito tempo. Nem sei como ainda não tinha publicado esta receita, fica uma delícia!!! Aproveito para deixar um grande beijinho de saudades ao Valter, o autor desta receita.
 

1 pudim Boca Doce Caramelo
1 pacote de natas frescas
2 iogurtes grego (este ingrediente não faz parte da receita original)
1/2 pacote de bolacha Maria triturada
1 manga bem madura
Ananás em lata (metade do conteúdo de 1 lata)
Caramelo (utilizei de compra, mas fica melhor com caramelo caseiro)
1/2 lata de leite condensado

Comece por fazer o pudim conforme as indicações da embalagem e deixe arrefecer um pouco.

Entretanto corte a manga e o ananás em cubos pequenos.

Bata as natas até ficarem firmes e adoce com duas colheradas de leite condensado. Envolva também os iogurtes gregos.

Num recipiente transparente, coloque camadas alternadas de pudim, leite condensado, fruta, natas, caramelo, bolacha.

Leve ao frigorífico e sirva bem fresco.

Fonte: Valter Brites (receita ligeiramente alterada)

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Bolinhos de chá de cereja japonesa Jugais

Esta é a primeira receita que criei com os produtos It by Jugais, uma sugestão para o Dia de S. Valentim. O aroma intenso e doce do chá de cereja combina muito bem com o chocolate.
 


Para 20 bolinhos

180g de farinha para bolos com fermento
225g de açúcar
180g de água com 1 colher de chá de chá verde com cereja japonesa Jugais 
1 colher de sopa de cacau
60g de óleo de amendoim
4 ovos biológicos pequenos
1 colheres de café de fermento
20 quadradinhos de chocolate de culinária


Para o molho de chá de cereja japonesa
150g de leite meio-gordo
2 gemas pequenas
1 pitada de sal
1 colher de chá de chá verde com cereja japonesa Jugais
1 colher de café de licor de ginja

Para decorar
1 frasco pequeno de compota de frutos do bosque Jugais
1 embalagem de natas batidas

Comece por fazer o chá fervendo a água e juntando as folhas de chá. Deixe repousar durante 3 minutos e coe as folhas.

Bimby
Bolinhos

Batem-se as claras em castelo 4 minutos, vel 3 ,temp 37, verificar se não estiverem bem batidas, bater mais uns minutos.

Sem lavar o copo, batem-se as gemas com o açúcar, 5 minutos, vel 3 ou 4, Adicione o cacau, o chá (confirme se tem 150g de chá e adicione mais água se necessário) e o óleo . Bata mais 1 min, vel 3.

Junte a farinha e o fermento,30 seg, vel 3

Por fim envolva as claras em castelo 15 seg, vel 3 ou até estarem bem envolvidas.

Coloque um quadradinho de chocolate em cada forminha e leve ao forno a 180º durante 20min em formas untadas e polvilhadas de farinha.

Tradicional

Separe as claras e as gemas.

Junte as gemas ao açúcar e bata até que fiquem claras e espumosas.

Junte o óleo com a água (confirme se tem 150g de chá e adicione mais água se necessário) e o cacau e envolva no creme de ovos.

Acrescente a farinha e envolva cuidadosamente as claras em castelo.
Coloque um quadradinho de chocolate em cada forminha e leve ao forno a 180º durante 20min em formas untadas e polvilhadas de farinha.

Molho de chá de cereja japonesa

Bimby

Coloque todos os ingredientes na bimby (exceto o licor) e programe 5min/80º/Vel. colher inversa. Envolva o licor. Coe o creme

Tradicional

Num tachinho aqueça todos os ingredientes exceto o licor e vá mexendo até engrossar (sem deixar ferver). Coe o creme.


Montagem

Num prato coloque uma colher de sopa de molho. Por cima coloque um bolinho e cubra a parte de cima com doce de frutos do bosque. Decore com as natas e sirva imediatamente.

domingo, 23 de dezembro de 2012

Trufas de chocolate e whisky


Estas trufas ficam uma delícia. São muito fáceis de fazer e ficam muito bem numa mesa de Natal. Desejo a todos um feliz Natal!

10 grs de água
1 gema de ovo
30 grs de natas frescas
30 gr de cacau em pó
40 grs de açúcar em pó
200grs de chocolate preto
30 grs de whisky (facultativo)
1 c.café instântaneo em pó
20 caixinhas de papel frisado

 
 
Bimby
 
Pulverize o açúcar, 20 seg, Vel 9 e reserve.
Parta o chocolate em pedaços e pulverize-o 20/25 Seg, Vel 9.
Junte a água e o café instântaneo e programe 3 Min, temp 50º, Vel 4.
Adicione os restantes ingredientes com excepção do cacau e programe 5 Min, Temp 50º, Vel 4, (a massa deverá ter consistência de uma pomada).
Reserve no frigorífico durante umas horas.
Quando a massa estiver devidamente dura, com uma colher de café faça bolinhas e passe-as por cacau amargo.
Sirva-as em caixinhas de papel frisado.


Tradicional

Utilize um liquidificador para fazer o açúcar em pó. Pique em velocidade máxima e reserve.
Parta o chocolate em pedaços, junte a água e o café instântaneo e derreta 30 seg no microondas. repita a operação se necessário.
Adicione os restantes ingredientes com excepção do cacau e mexa bem. Leve ao lume até aquecer.
Reserve no frigorífico durante umas horas.
Quando a massa estiver devidamente dura, com uma colher de café faça bolinhas e passe-as por cacau amargo.
Sirva-as em caixinhas de papel frisado.

Fonte: Fórum Petiscos (Guigas)

terça-feira, 24 de julho de 2012

Bolo fofo de café


Bolo
400 g de açúcar amarelo
20 g de açúcar de baunilha
350 g de farinha para bolos
300 g de água
6 ovos grandes
120 g de óleo de amendoim
1 c. (chá) de fermento
2 c.  (chá) de café de máquina em pó
½ chávena de leite com 2 c. (sopa) de ganache

Cobertura (ganache):
200 g de chocolate para culinária
1 pacote de natas frescas
1 c.(chá) de Mokambo (ou café colúvel)
2 c. (sopa) de leite

Recheio:
1 pacote de natas
1 c.  (café) de café solúvel
1 c. (café) de açúcar de baunilha
Tradicional

Bata separadamente as claras e as gemas com o açúcar. Junte ao creme de gemas o café, o óleo e a água. Envolva a farinha, o fermento e as claras já batidas em castelo.

Bimby

Bata as claras em castelo durante 4 min./vel. 3 com a borboleta e reserve.
Bata as gemas com o açúcar até que formem uma mistura esbranquiçada e cremosa (5 min./vel. 3). Retire a borboleta.


Acrescente o café, o óleo e a água (20 s./vel. 4).

Com a ajuda da espátula, envolva a farinha já misturada com o fermento e, por fim, junte as claras batidas em castelo.

Forno

Leve ao forno a 180 ºC durante 40 minutos. Deixe arrefecer e desenforme com cuidado.

Montagem

Para o ganache derreta o chocolate, as natas, o Mokambo e o leite no microondas durante 30 segundos e mexa bem até que fique brilhante. Se necessário coloque durante mais 30 segundos.

Parta o bolo em três partes, aguarde que arrefeça bem, junte uns salpicos de leite com ganache e recheie com natas batidas misturadas com café e açúcar.

Cubra com o ganache e guarde no frigorífico.

Nota: Para fazer o açúcar de baunilha pulverize na vel.9 uma vagem de baunilha com 1/2 kg de açúcar até que comece a ficar semelhante ao açúcar em pó. Guarde o açúcar que restar em recipiente hermético.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bife com 3 pimentas

A Vaqueiro lançou recentemente novos produtos que prometem dar mais sabor aos pratos de carne. Os produtos são: Vaqueiro ideal para bifes com 3 pimentas; Vaqueiro ideal para aves com tomilho, limão e alho; Vaqueiro ideal para porco, com alho, pimentão,louro e alecrim; e Vaqueiro alho.

Com a disponibilização no mercado destes novos temperos, surgiu também um desafio para blogues de culinária, que foram convidados para escolher um dos produtos e criar uma receita onde este fosse um dos ingredientes principais. Agradeço desde já à Vera Leitão e à Vaqueiro o convite para participar no desafio.

A minha escolha foi para a Vaqueiro ideial para bifes com 3 pimentas. Ficou delicioso!


4 bifes de vaca (lombo)
3 dentes de alho
1 fio de azeite
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de Vaqueiro “Ideal para bifes com alho e 3 pimentas”
¼ chávena e vinho do porto
1 embalagem de cogumelos frescos
Sal e pimenta

Tempere os bifes com alho laminado. Comece por derreter numa frigideira o creme Vaqueiro 3 pimentas com um fio de azeite. Quando estiver bem quente junte os bifes, salpique com sal grosso e doure rapidamente de ambos os lados. Retire os bifes e tape-os com papel de alumínio.
Na mesma frigideira coloque os cogumelos partidos em pedaços e deixe cozinhar mexendo ocasionalmente. Quando estiverem cozinhados junte as natas e o vinho. Deixe apurar. Antes de servir, coloque os bifes neste molho.

sábado, 14 de abril de 2012

Bolo espuma de cacau com compota de morango



2 chavenas de chá de farinha(360 gr)
1.5 chavena de açúcar (450 gr)
1 chavena de água (300 gr) com 3 colheres de sopa de cacau em pó ( tudo misturado)
1/2 chávena de óleo(140 gr)
6 ovos
2 colheres de fermento

Bimby

Batem-se as claras em castelo 6 minutos, vel 3 ,temp 37, verificar se não estiverem bem batidas, bater mais uns minutos.

Sem lavar o copo, batem-se as gemas com o açúcar, 5 minutos, vel 3 ou 4, Adicione o cacau e o óleo . Bata mais 1 min, vel 3.

Junte a farinha e o fermento,30 seg, vel 3

Por fim envolva as claras em castelo 15 seg, vel 3 ou até estarem bem envolvidas.

Vai ao forno em forma untada e polvilhada de farinha.

Tradicional

Separe as claras e as gemas.

Junte as gemas ao açúcar e bata até que fiquem claras e espumosas.

Junte o óleo com a água e o cacau e envolva no creme de ovos.

Acrescente a farinha e envolva cuidadosamente as claras em castelo.

Leve ao forno.

Ganache

200g de chocolate negro
1 pacote de natas
1 colher de sopa de compota de morango
2 colheres de sopa de Moscatel

Recheio/Cobertura/Montagem do bolo

1 chávena de leite
Ganache
4 colheres de sopa bem cheias de compota de morango
1 chávena de morangos ou cerejas descaroçadas
1 pacote de natas batidas

Faça um molho frio para humedecer o bolo, juntando 1 chávena de leite com 2 colheres de sopa bem cheias de ganache. Salpique o bolo e corte-o (dependendo do tamanho da forma pode fazer 2 ou 3 andares).

Recheie cada camada com um pouco de ganache, uma camada de compota de morango, uma camada de morangos e outra de natas. Depois de montar o bolo cubra com ganache.

Fonte: Receita do bolo Fórum Bimby

sábado, 3 de março de 2012

Bolo de pêssego e tangerina



4 ovos
150 g de açúcar
150 g de farinha com fermento
3 colheres de sopa de óleo
70 ml de sumo de laranja
Raspa de 2 laranjas
Sumo de 5 tangerinas grandes (para embeber o bolo depois de cozido)

Recheio e cobertura
1 pacote de natas
5 colheres (sopa) açúcar
2 tangerinas grandes
1 lata (pequena) de pêssegos em calda

Bata as gemas e o açúcar e, separadamente, as claras em castelo. Junte a esta mistura o sumo e a farinha.

Coloque numa forma de bolo bem untada com manteiga e salpicada com farinha e leve ao forno a 185ºC por 20 minutos (com o forno ligado) e mais 10min. com o forno desligado.

Desenforme com cuidado, abra ao meio e verta por cima o sumo de cerca de 5 tangerinas enquanto o bolo está quente.

Bata as natas com 5 colheres de açúcar e reserve uma chávena de chantily para a cobertura. Junte o pêssego cortado em cubos (reserve duas metades de pêssego para a decoração) e os gomos sem pele de 2 tangerinas.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Bolo Moka com creme de avelã e chocolate

Esta é uma receita deliciosa, que tem como base um preparado de bolo com sabor a café da Branca de Neve. Fica um bolo fofíssimo e muito saboroso. O creme de avelã que sugiro para cobrir o bolo combina muito bem com o sabor do café.






1 bolo Moka Branca de Neve preparado conforme as instruções da embalagem

Para o creme de avelã:

100g de chocolate negro
50g de leite em pó
100g de avelãs
1 colher de chá de café (usei Mokambo)
2 colheres de sopa de vinho do Porto
1/2 pacote de natas
130g de açúcar
1 colher de sopa de manteiga

Para o recheio:
1 pacote de natas batido em chantilly

Tradicional

Num robot de cozinha ou liquidificador coloque todos os ingredientes do creme e triture tudo até que fique uma mistura homogénea. Coloque num tacho e envolva em lume brando sem ferver. Está pronto quando o chocolate começar a ficar brilhante e adquirir uma textura mais líquida.

Bimby

Triture o chocolate junto com as avelãs na vel. máxima (dê primeiro uns golpes de turbo). Adicione o resto dos ingredientes e programe temperatura 70 graus com veloc 6 a 7 durante 3 a 4 minutos até conseguir um creme suave.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Gelado de medronho com baunilha



140g de açúcar branco + 35g de açúcar amarelo

1 clara congelada

2 cubos de sumo de limão congelado

1 pacote de natas

650g de medronho congelado

1 lata de leite evaporado congelado em cuvetes

1 colher de sopa de essência de baunilha


Bimby


Coloque o açúcar no copo e pulverize 15seg/vel9.

Junte a clara, o limão, as natas, os medronhos e dê uns toques de turbo. Junte o leite evaporado e a baunilha e programe 2 min/vel9. Sirva imediatamente ou guarde no congelador.


Nota: esta receita não foi testada com o método tradicional.


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Mousse de manga



3 folhas grandes de gelatina
400g de natas
400g de polpa de manga (fresca)
1 lata de leite condensado

Tradicional

Hidrate as folhas de gelatina com um pouco de água e derreta-as no microondas. Bata as natas até ficarem em textura de chantilly e junte-lhes a manga triturada, a gelatina já derretida e o leite condensado.


Bimby

Hidrate as folhas de gelatina com um pouco de água e derreta-as no microondas.
No copo coloque a borboleta, as natas e bata 2.30 min/vel 3 e 1/2
Junte a polpa de manga, o leite condensado e envolva 15seg/vel 3
Programe 10 seg/vel 4 e deite a gelatina através do bocal da tampa.
Leve ao frigorífico cerca de 2 horas.

Fonte: Doces com Leite Condensado na Bimby