Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Natal. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Coulant da Leonor e um Feliz Natal

Quase que não chegava a tempo para vos desejar um Feliz Natal! Como a ceia de Natal não se faz só com bacalhau, batatas e couves, e como não gosto muito dos tradicionais doces de Natal, deixo aqui uma alternativa para quem gosta muito de chocolate. Mais uma receita da Leonor que, tal como todas as outras que já experimentei, fica perfeita :)





Para 10 pessoas
6 ovos
160g de açúcar em pó (coloquei 120g)
225g de manteiga (coloquei 50% de manteiga e 50% de margarina)
40g de maizena
60g de farinha de trigo (usei farinha para bolos com fermento)
225g de chocolate para culinária (70% cacau)
(juntei 1/2 cálice de vinho do Porto)
1o quadradinhos de chocolate

Tradicional
Bata os ovos com o açúcar e derreta no microondas o chocolate com a manteiga. Ao creme dos ovos junte o vinho e as farinhas. Unte as forminhas com manteiga (utilizei formas de silicone, por isso não untei), coloque o preparado nas formas e coloque no meio de cada forma o quadrado de chocolate. Aqueça o forno a 200º e coza durante 8 minutos, deixe arrefecer um pouco e desenforme com cuidado. Pode deixar o preparado na véspera no frigorífico e cozer no dia seguinte. Em alternativa, pode pré-cozer os bolos e congelar. Antes de servir, coloque-os 20 seg. no microondas.

Bimby
No copo coloque o chocolate a manteiga. Derreta Vel. 4 Temp. 90º, 5 minutos. Junte os ovos Vel. 6, 30 seg. Envolva as farinhas Vel. 5, 10 seg. Unte as forminhas com manteiga (utilizei formas de silicone, por isso não untei), coloque o preparado nas formas e coloque no meio de cada forma o quadrado de chocolate. Aqueça o forno a 200º e coza durante 8 minutos, deixe arrefecer um pouco e desenforme com cuidado. Pode deixar o preparado na véspera no frigorífico e cozer no dia seguinte. Em alternativa, pode pré-cozer os bolos e congelar. Antes de servir, coloque-os 20 seg. no microondas.

Nota: Podem substituir os quadrados de chocolate por bombons de ginja. Nesse caso, não precisam de colocar o vinho do Porto.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Bolachas de gengibre


3 Chávenas de farinha de trigo
1 e 1/2 Colher chá fermento em pó
3/4 Colher de chá bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1 Colher de sopa gengibre em pó
2 Colheres de chá de canela
1/4 colher de chá cravinho
6 colheres manteiga sem sal (não é necessário derreter)
3/4 Chávena de açúcar amarelo
1 ovo grande
1/2 chávena mel
Casca de 1 limão ralada
Coloque todos os ingredientes na MFP e escolha o programa Pasta (só amassa, durante 15 minutos). Leve ao frigorífico por alguns minutos, estenda a massa com o rolo e faça bolachas com cortadores próprios. Se quiser pode depois decorá-los com corantes, banhar com chocolate ou servir simples. Guarde em caixas bem fechadas para se manterem estaladiços.
Fonte: Receita adaptada do Fórum Bimby (BimbaMaria)