domingo, 17 de março de 2013

Pescada com manteiga de limão e chá Príncipe

A It by Jugais lançou um novo desafio. Para comemorar o Dia do Pai o mote era criar uma receita de prato principal com chá. Pareceu-me difícil criar uma receita com estas características e voltei à caixa de oferta para dar uma vista de olhos pelas embalagens de chá.
 
Tinha uns medalhões de pescada a descongelar para o jantar, mas não tinha muito mais ingredientes em casa. Pescada combina bem com manteiga e limão... e o chá Príncipe tem um aroma muito cítrico. Experimentei misturar tudo, juntei um pouco de compota de laranja para cortar o ácido do limão e ficou uma excelente combinação de sabores. Em meia hora ficam com um jantar fácil e muito aromático. Experimentem!
 

4 medalhões de pescada
1 colher de sopa de chá Príncipe Bio Jugais
1 limão
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de café de compota de laranja
Vinagre balsâmico (redução)
1/4 copo de vinho Branco
1/4 copo de leite
Sal e pimenta qb
1 pitada de açafrão
1 pitada de alho em pó
1 fio de azeite
Farinha para o peixe

Comece por temperar com sal, alho em pó e pimenta os medalhões e passe-os por farinha.

Numa frigideira coloque a margarina e um fio de azeite. Coloque os medalhões e deixe fritar 5 minutos de cada lado. Sem retirar o peixe, adicione sumo de 1/2 limão, o vinho branco e as folhas de chá Príncipe. Deixe ferver até evaporar. Retire os medalhões e coloque-os num recipiente fechado num local aquecido.

Na mesma frigideira, aproveite os resíduos de farinha e os temperos do peixe. Vá juntando o leite aos poucos para fazer o molho. Adicione o açafrão, retifique os temperos e deixe engrossar. Coe esta mistura e junte ao molho raspas de um limão, a compota de laranja e a manteiga (que não deve ferver).

Sirva imediatamente, com o molho por cima do peixe, e decore com redução de vinagre balsâmico.

6 comentários:

Unknown disse...

E resultou muito bem, pela certa, pois está com um aspecto delicioso.

Bom início de semana!

Tertúlia da Susy disse...

Olá,
Ficaram mesmo bem, ótima sugestão.
Kiss, Susana

edinha disse...

Bem apetitoso :)
Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Olá, Sónia

Passei para te deixar um beijinho. Foi um prazer conhecer-te ao vivo e a cores, depois de tantos anos de conversa em caixas de comentários
;-)


Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Olá Sónia :)

Muito obrigada pela tua visita e pelas tuas palavras :) Também foi muito giro conhecer-te, e espero ter oportunidade de partilhar mais conversas contigo (até porque temos interesses parecidos, eu sou estudante de Medicina mas quero seguir Psiquiatria) ;)

Beijinhos e bom fim-de-semana! :D

a disse...

Que refeição tão saborosa, prática e saudável mesmo como gosto, perfeito!
Beijinho